Drogas na água do povo

Publicação: 2019-10-24 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com

Um detalhado levantamento realizado em 120 cidades de 37 países mediu o uso de drogas analisando as águas residuais dessas cidades e concluiu que Antuérpia, Amsterdã, Zurique, Londres e Barcelona são os locais onde mais substâncias químicas, como a cocaína, são consumidas. Foram detectadas quatro drogas específicas: anfetamina, metanfetamina, ecstasy e cocaína.

O estudo teve a participação de diversos pesquisadores e analisou a presença das substâncias nas águas residuais geradas por 60 milhões de pessoas entre os anos de 2011 e 2017. Ao fim da pesquisa ficou concluído que a cocaína é a droga mais consumida nas cidades do Sul e Oeste da Europa, destacando as capitais Londres e Amsterdã, além do centro financeiro mundial, Zurique.

De acordo com o monitoramento feito, a cidade de Barcelona é a campeã do planeta em consumo de cocaína, surpreendendo as estimativas que apontavam lugares como São Paulo, Nova York, Los Angeles e Bogotá.

À frente das quatro cidades, aparecem Zurique, na Suíça, e Antuérpia, na Bélgica. A principal cidade da Catalunha é também consumidora de ecstasy, na oitava posição. A liderança é de Amsterdã e Eindhoven, ambas na Holanda.

No consumo de metanfetamina, um grupo de cidades da Alemanha e Holanda lidera o ranking. A pesquisa comprovou que a cocaína se espalha na Suíça, Itália, França, Espanha e Inglaterra, e no seu vácuo vêm as outras drogas.

O uso da metanfetamina também avança, em menor grau, em países como República Checa, Eslováquia e outros países do Leste europeu. Já no Norte do continente, o consumo de cocaína cresceu bastante na Holanda e na Bélgica.

O estudo confirmou que o ecstasy aumentou também o consumo no período analisado e a metanfetamina ganhou espaço entre jovens nas grandes cidades da América do Norte, da Austrália, da Nova Zelândia e da Coreia do Sul.

Descendo pelo continente americano, o consumo de cocaína cresceu muito em cidades da Martinica, da Colômbia e do Brasil. No estudo dos resíduos da água, a droga é dominante, tanto nos esgotos saneados como a céu aberto.

A análise das águas residuais permite monitorar o consumo de medicamentos em nível populacional e praticamente em tempo real, disseram os cientistas do estudo que foi elaborado cruzando as apurações de várias partes do mundo.

drogas


O Rei
Pelé completou ontem 79 anos. O mundo registrou a data que o jornalista Milton Neves chama de “o natal do futebol”. Quando o monarca do esporte bretão fez 70, dei-lhe o haikai: “a bola no pé / o mundo nas mãos / do rei Pelé”.

Ziraldo
O mestre da charge faz hoje 87 anos, lutando contra as armadilhas de uma saúde fragilizada. Durante anos nos falamos nesse dia, ele me chamando de “gêmeo zodiacal” e sempre dando um aviso: “se tomar Viagra sai do clube”.

Brasileirão
O ranking da liderança por rodadas na era dos pontos corridos: Corinthians 125 rodadas, Cruzeiro 109, São Paulo 77, Palmeiras 75, Fluminense 48, Flamengo 37, Atlético-MG 34, Santos 31, Botafogo 21 e Grêmio 20 rodadas liderando.

Tostão
“Há 20 anos, critico a ausência de meio-campistas no Brasil. Isso ocorreu porque houve uma divisão no meio-campo, entre os volantes que marcam e os meias ofensivos que atacam. O Flamengo acabou com essa mediocridade”.

Augusto
Craque do jornalismo nacional, com 50 anos de batente, Augusto Nunes estreou ontem no Jornal da Record com seu afiado comentário político. E hoje ele estreia uma coluna diária no portal do grupo Record, o www.r7.com.

E a crise?
A Bolsa continua disparando, o dólar caiu de novo e a prévia da inflação ficou em 0,09% neste mês de outubro, a menor desde 1998. Em 12 meses, a dita cuja desacelerou para 2,72%, e os alimentos e bebidas seguem em deflação.

Saneamento
Moradores do loteamento San Valle, na Candelária, pedem providência ao poder público. Já faz 20 anos sem pavimentação, com caos no tráfego, tubulações enterradas esperando saneamento. Todos pagando um alto IPTU.

Tanto faz
Em tempo de luta política, a única diferença entre um perfil falso nas redes sociais e um militante de aluguel pago com cachê ou sanduíche, é que o primeiro não tem um corpo físico para expor o mesmo crime do segundo.

Bola, Rock e funk
O gênio Lionel Messi construiu o maior hospital de câncer infantil da Europa. A banda Metallica fez doação milionária para a construção de um hospital similar na Romênia. Um bosta chamado MC Gui zombou de uma menina com câncer.

Da velhice
Platão: “velhice é um estado de repouso e liberdade dos sentidos”. Rousseau: “velhice é a época de praticar sabedoria”. Simone Beauvoir: “velhice é a paródia da vida”. Thomas Mann: “velhice é passado que se tornou presente”. Jorge Luís Borges: “velhice é nosso tempo de ventura”. Ugo Vernomentti: “velhice é a última chance de fazer sacanagem”.










continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários