sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Duas alunas do RN tiram nota mil no Enem

- Publicidade -

Anthony Medeiros e Ícaro Carvalho
Repórteres

Pelo menos duas das 55 redações que alcançaram a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são de autoria de estudantes potiguares. Carolina Mendes Pereira, de 18 anos, e Rylla Melo, de 19 anos, fazem parte do seleto grupo de candidatos que alcançaram a nota mil em suas produções sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”.
Rylla Melo é de Ipanguaçu e veio morar em Natal para se preparar para o Enem

Rylla Melo é de Ipanguaçu e veio morar em Natal para se preparar para o Enem

#SAIBAMAIS#Mais de 4,1 milhões de redações foram corrigidas, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número de 55 redações com nota máxima é maior que o do ano passado, quando foram registradas 53 redações que alcançaram a nota mil. Além disso, o instituto divulgou que 112.559 candidatos “zeraram” a redação, número menor do que os 309.157 da edição passada.  Segundo o Inep, “os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%)”. A nota média da redação foi de 522,8.

“Muito recompensador”

A mossoroense Carolina Mendes Pereira prestou o Enem pela primeira vez em 2015, quando cursava o 1º ano do ensino médio.  Na ocasião, buscava conhecer o Exame no qual foi destaque em 2018, ao alcançar a nota mil. A jovem afirma que recebeu o resultado com euforia e a sensação de que a preparação valeu a pena. “Independente do que acontecer agora esse resultado foi muito válido. [A nota mil] foi algo construído, foi muito recompensador”.
Carolina Mendes foi uma das 55 brasileiras a conseguirem nota máxima do Enem

Carolina Mendes disse que estudava três horas por dia para a prova de redação

A estudante conta que produzia pelo menos uma redação por semana sobre os mais diversos eixos temáticos, o que, segundo ela, deu segurança para que estivesse melhor preparada. A jovem estudava pelo menos três horas por dia só sobre redação. “[Para alcançar esse resultado] foi fundamental reformular a maneira que estudava. Continuei me cobrando, mas de uma forma que eu pudesse atender a essa cobrança. Nesse ano cuidei também do meu físico e psicológico, além, claro, de estudar os conteúdos”, afirma.

Agora, Carolina tentará uma vaga no curso de medicina com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e se diz “esperançosa”. Ela conta que tentará ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com sua primeira opção e deverá flutuar entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na segunda opção, também no curso de medicina.

“Sem palavras”

Quem também tirou a nota máxima na redação do Enem em 2019 foi a candidata Rylla Melo, de 19 anos, natural de Ipanguaçu, região do Vale do Açu. Fazendo o exame pela segunda vez, já que terminou o ensino médio no começo de 2018, a potiguar deixou família e amigos para vir morar na capital potiguar no ano passado, com o único objetivo de estudar para o exame. 

“É realmente incrível, não tenho palavras. Sou muito grata a Deus, a todos que fizeram parte disso. A minha família que me deu a oportunidade de fazer o cursinho e vir à Natal, já que sou do interior. Eu vim para cá exclusivamente para fazer cursinho e me preparar para o Enem”, diz.

Estudando em média 10 horas por dia, se desdobrando nas aulas de um cursinho preparatório e as revisões diárias em casa, Rylla conta que ficou surpresa e ao mesmo tempo “sem palavras” ao saber que tirou 1.000 na redação do Enem, sendo uma dos 55 candidatos em todo o Brasil a alcançar tal marca. Fazendo o Enem pela segunda vez na vida, Rylla já tinha tirado 880 na primeira ocasião. O segredo para a nota máxima foi uma preparação intensa que contava com redações e palestras semanais com diferentes temas.

Sobre o Sisu, que terá o período de inscrições aberto na próxima segunda-feira (22), Rylla tenta conter a ansiedade ao mesmo passo em que foca as expectativas para o conferimento das notas de corte. Tendo um pai contador e a mãe psicopedagoga, ela quer cursar Medicina e se tornar a primeira médica da família.

“Eu ainda não decidi, espero entrar no curso e me encantar por alguma área, me apaixonar de verdade. Até agora eu sobrevoo por muitas áreas, mas não consigo ainda escolher”, conclui.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas