Todos os anos, durante o período de ventos mais fortes, que geralmente
inicia em julho e segue até setembro, areia invade a pista
“Passamos grande parte do verão removendo areia desse acesso que liga Pitangui à BR-101, gastamos quatro mil litros de combustível durante o período do serviço, mas só tirar não resolve. Não dá vencimento”, avaliou o diretor-geral do DER/RN, Manoel Marques. O gestor adiantou que ao longo de 2019 vai elaborar uma solução definitiva para a RN-305. O Departamento é responsável pela manutenção das rodovias estaduais e, no caso de Pitangui, a Prefeitura de Extremoz também presta apoio em momentos mais críticos.
Uma das possibilidades ventiladas é construir um novo acesso longe do movimento das dunas móveis, porém a estrada seria alcançada com o tempo. Marques quer apresentar outra opção, que possa ser definitiva: instalar módulos de uma estrutura tubular no local, acompanhando o trajeto da rodovia, de maneira que a areia encubra o túnel. “A estrutura é semelhante à tubulação utilizada nos sistemas modernos de macrodrenagem pluvial”, explica o diretor geral do DER.
Manoel Marques acrescentou que o Departamento irá agendar reunião com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) para buscar possibilidades de fixar a duna em alguns pontos próximos da estrada – de forma a amenizar o movimento da areia.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve em Pitangui na tarde desta terça-feira, 25, e constatou que vários trechos estão com apenas meia faixa livre – em pelo menos dois pontos, só passando por cima da areia.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Extremoz reforçou o caráter permanente do problema: desde a década de 1980 as dunas móveis de Pitangui encobrem segmentos da rodovia.
“As dunas são móveis e, nos períodos de maior intensidade dos ventos, por mais que a Prefeitura ajude na retirada da areia na pista, elas voltam a dificultar o trânsito. Não adianta só tirar, é um trabalho interminável, e o Governo do Estado precisa pensar em uma solução mais duradoura. Falam em construir uma nova estrada, mais distante. O apoio que o Município dá ao DER/RN, para evitar que Pitangui fique isolada, é só um paliativo”, declarou a assessoria de imprensa do Município.
Vale ressaltar que os passeios de bugue não são autorizados por sobre as dunas móveis que ficam próximas da rodovia RN-305 justamente para não agravar o problema. A Prefeitura de Extremoz assegurou que os bugues transitam por uma trilha específica que dá acesso à Lagoa de Pitangui e é “toda sinalizada. Fica longe e não tem como interferir no que acontece na rodovia”. Em dezembro do ano passado, o Município chegou a decretar estado de emergência diante do avanço da duna sobre a rodovia.