quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

E a vida passa lentamente

- Publicidade -

O homem ganha a vida andando na contramão do tempo. A tese filosófica no melhor estilo “vá devagar e seja feliz” é defendida pelo jornalista e professor  titular da Universidade de São Paulo, Ciro Marcondes Filho, no livro “Perca Tempo – É no lento que a vida acontece”.

O autor lança a obra hoje, a partir das 19h, na livraria A S Livros, localizada na avenida senador Salgado Filho (ao lado do Natal Shopping).

Ele nega que seja um livro de auto-ajuda embora admita que tenha tentado criar uma blindagem contra suas piores experiências relacionadas ao estresse diário. “Não tem nada de auto-ajuda. Pelo contrário, está embasado em pensamentos filosóficos. Pega a parte da filosofia que fala da ética.

Na verdade é uma reflexão sobre aquilo que a vida representa para a gente. Falo de mim, apenas comunico minha experiência para as pessoas. Não sei porque as livrarias colocam o livro na prateleira de auto-ajuda”, conta.

Sobre a parte filosófica, Ciro Marcondes conta que dois pensadores foram fundamentais para a pesquisa da obra: Seneca e Marco Aurélio. “Eles viveram há dois mil anos e foram os primeiros a falar de questões relacionadas ao que realmente representava a vida. É a questão de valores”, afirmou.

Experiência de vida inspirou a obra

A idéia de escrever sobre a assumida mudança de comportamento nasceu num momento em que a rotina de trabalho estava comprometendo a saúde dele. Atolado em pesquisas na área de comunicação, Ciro Marcondes pisou no freio e priorizou outros afazeres. “Eu ia trabalhar e sentia uma queimação no peito, tinha que tomar remédio… mas decidi que não ia ficar indo a terapêuta, psicólogo. Não podia viver em função de remédios. Então mudei minhas atitudes. Vi que a maioria das coisas que tinha feito eram menos importantes que minha vida”, disse.

Ele conta que perder tempo passou a significar vida nova. A primeira coisa a fazer foi diminuir o ritmo. “Tudo na minha vida era cronometrado. Tinha tantos minutos para fazer as coisas e depois já tinha outra coisa marcada. As pessoas não estão pensando mais, não estão vivendo mais. Com a velocidade de informações que chegam, o entendimento fica mais difícil e a possibilidade de absorção de tudo isso também. Por tudo isso, o livro é uma reflexão de como a vida passa e a gente não vê”, conta.

Para ele, o estresse no trânsito foi o grande termômetro. “É engraçado porque o carro expressa a nossa loucura. Entrava no meu e aquilo parecia me consumir. Aí teve um dia que no trânsito de trabalho pisei no freio, fui para a faixa da direita devagar. Aí olhei para o relógio e notei que ia chegar atrasado no trabalho. Mas foi uma escolha. Você não pode depender do tempo se isso te prejudica, se isso te impossibilita de ver o mundo”, analisa.  

O livro é leve, de fácil leitura e possui 108 páginas. Na contracapa, uma lição do escritor Mário Quintana, que dá uma noção da obra: “Não faça de sua vida um rascunho, você poderá não ter tempo de passar a limpo”. Marcondes Filho é autor de mais de 20 obras na área de comunicação social.

Serviço:
Lançamento do livro “Perca Tempo – É no lento que a vida acontece”, do escritor Ciro Marcondes Filho, hoje, a partir das 19, na A S Livros da avenida Salgado Filho (ao lado do Natal Shopping)  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas