E-book recheado de histórias

Publicação: 2020-01-18 00:00:00
A+ A-
Os 135 textos produzidos pelos finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foram reunidos em um e-book, que já está disponível no Portal Escrevendo o Futuro. Alunos do 5º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de escrever sobre “O lugar onde vivo” em forma de Poemas, Crônicas, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Documentários.  Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, foram dez meses de envolvimento de estudantes e docentes com a produção de textos e documentários, com a participação das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.876 municípios. Ao todo, foram enviados mais de 40 mil textos e documentários de estudantes de 42.086 escolas. Em dezembro, os finalistas estiveram em São Paulo para a cerimônia que premiou os 28 vencedores nacionais, sendo quatro por categoria, com exceção de Documentário, nova categoria que premiou em trio os alunos. No e-book estão todas as sinopses dos documentários finalistas produzidos com até cinco minutos de duração. Muito legal.

Colégio das Neves
A Irmã Marli Araújo retorna à direção do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, após três anos à frente do Educandário e Faculdade Santa Teresinha, em Caicó. A gestora toma posse na segunda-feira (20), quando também já assume os compromissos à frente da escola. A religiosa também faz parte do conselho diretor da Associação Nacional de Educação católica do Brasil, entidade que reúne instituições de ensino compromissadas em promover uma educação cristã de excelência que seja libertadora e que acompanhe o progresso do mundo contemporâneo.

Teoria de Resposta ao Item
Para saber o resultado final do Enem, porém, não basta apenas somar o número de questões acertadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. Esta, em cada uma das quatro áreas de conhecimento, é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
Fazendo a festa Sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor Édney Quaresma, CEO da Really Experience, disse que esse é o grande momento para as universidades privadas. De acordo com ele, “em média 23% das matrículas de uma universidade privada vem dos alunos do Enem neste primeiro semestre”. Outro importante dado é que “65% das matrículas são feitas nesse período e as universidades ficam ávidas para capturar os alunos”, cita.

Produção de artigo
Estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à sustentabilidade e à biodiversidade. Esse é o objetivo do Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. O edital do concurso está no site da Capes. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da premiação até as 18 horas de 28 de fevereiro. Segundo a Capes, podem concorrer trabalhos individuais ou em coautoria, de mestres ou doutores ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo MEC.

Pesquisa
Um novo combustível, com emissões mais limpas e comparado com o diesel mineral, desenvolvido por meio de um processo de formulação que requer um curto tempo de preparação e utiliza materiais de baixo custo, esse é o resultado da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do RN pelos pesquisadores Tereza Neuma de Castro Dantas, Manoel Reginaldo Fernandes, Eduardo Lins de Barros Neto, Igor Micael Alves Uchoa e Afonso Avelino Dantas Neto. Com o título de Formulação de Combustíveis Microemulsionados à Base de Diesel Glicerina, o estudo resultou também na obtenção da 21º carta-patente da UFRN.








Deixe seu comentário!

Comentários