quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

É casca

- Publicidade -

Isaac Ribeiro – Repórter

Muita gente nem desconfia, mas ao jogar no lixo as cascas de frutas como banana, maçã, pera, abacaxi, manga — só para citar algumas — está desperdiçando uma grande quantidade de nutrientes. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Universidade Estadual Paulista, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a cascas de algumas frutas são muito mais nutritivas do que a própria polpa, possuindo mais fibras, vitaminas e mineirais. Além disso, o que seria refugo pode ser utilizado em receitas de bolos, biscoitos, doces e sucos.

Pesquisa da Universidade estadual Paulista, em parceria com o Sesi, revela que cascas de algumas frutas possuem mais nutrientes do que as polpasPara se ter uma ideia, a casca da goiaba possui até três vezes mais proteínas do que o miolo, e 40% mais proteína. Já a parte externa da maçã tem praticamente o dobro de proteína da parte branca, além de três vezes mais fibras e vitamina C.

Da mesma forma, o mamão é triplamente mais proteico em sua casca, que também possui granaltos teores de fósforo e fibras. O suco feito a partir dela é bastante digestivo, além de refrescante — basta picá-la, colocar os pedaços numa xícara e misturar a três iguais medidas de água, adoçar e bater tudo no liquidificador.

Ao comer uma pera com casca, você está ingerindo mais fibras, vitamina C e uma quantidade nove vezes maior de caratenóides, substância que se transforma em vitamina A no organismo.

Mas nem todas as cascas podem ser consumidas em estado natural, cruas, como as da pera e da maçã. Porém, com as do abacaxi é possível fazer suco um tão gostoso quanto o da polpa. Mas com outras, como as de maracujá, banana e mamão é possível assá-las, triturá-las e transformá-las em uma espécie de farinha rica em nutrientes e perfeitamente utilizável no feitio de bolos, biscoito e doces.

Mas o aproveitamento total também se estende a verduras e legumes. Desde 2003, o Sesi desenvolve pesquisas nesse sentido. Programas como o Cozinha Brasil ensinam a preparar receitas nutritivas a partir de cascas, talos, folhas e sementes, parte que muitas vezes acabam no lixo. O programa funciona de forma itinerante, com os técnicos visitando municípios numa unidade móvel onde as receitas são ensinadas. O contato do programa do Sesi/RN é 84-3220 0456 ou ainda na internet, clicando no link http://www.rn.sesi.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=349&Itemid=41.

Para nutricionista, desperdício é uma questão cultural

Apesar das informações esclarecedoras veiculadas pela mídia, ainda existe muito preconceito com relação ao uso de cascas de frutas e vegetais na alimentação do brasileiro. A avaliação é da nutricionista Graça Morais, que considera essa rejeição um traço cultural, apesar de a adesão vir crescendo nos últimos anos, segundo ela. “Trabalhamos muito para isso!”

A importância do reaproveitamento de cascas de frutas, talos e folhas de verduras e legumes é sempre tema das palestras proferidas por Graça Morais. Ela ressalta, porém, que para usar o que geralmente é considerado refugo pela maioria, são necessários alguns cuidados com a higienização. “É imprescindível usar hipoclorito, vinagre e ainda lavar tudo em água limpa. E isso também vale para os produtos orgânicos”, enfatiza a nutricionista.

Ao chegar do mercado ou da feira, ela indica imergir frutas e verduras numa solução na proporção de uma colher das de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) para cada litro de água, durante vinte minutos. Depois, ainda é preciso repetir o processo, usando uma colher das de sopa de vinagre, deixando também pelo mesmo período. É necessário lavar tudo em água limpa, corrente e tratada.

Antes desse procedimento todo, porém, é necessário deixar as frutas, legumes e verduras na geladeira por um período de, pelo menos, uma hora.

Segundo Graça Morais, a população brasileira tem apresentado muita constipação, barriga inchada e outros problemas intestinais. E as receitas produzidas a partir das cascas ajudam a reduzir esses sintomas. “Além de diminuir e controlar o colesterol e a glicose, aumentar a saciedade, evitando a obesidade, e ainda retardar o envelhecimento. É uma verdadeira overdose de nutrientes!”

Mas é preciso, de acordo com ela, aumentar o consumo de líquido nos intervalos das refeições e suspendê-lo durante  almoço e jantar. Isso devido à grande quantidade de fibras presentes nas receitas preparadas a partir de cascas.

Nutrição politizada

Para a nutricionista Fátima Nunes o reaproveitamento de cascas de frutas, verduras e legumes remete aos seus tempos de faculdade, na década de 80, quando eram discutidos os benefícios da “alimentação alternativa”, idealizada pela médica pediatra e nutróloga Clara Takaki, e difundida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Pastoral da Criança, com apoio do Unicef e de outras entidades, além do Ministério da Saúde. Takaki criou a “farinha múltipla” ou “multimistura”, abrindo discórdia entre especialistas da Nutrição.

“Antes, quando era mais jovem, eu discordava; pois era algo do tipo: o rico comia a banana e a casca ia para o pobre. No contexto atual, acredito que devemos aproveitar o alimento como um todo, por inteiro”, comenta Fátima, enfatizando sempre ter tido uma visão social da nutrição “correta”.

Em sua visão, o certo mesmo é o não desperdício de partes consideradas por muitas pessoas como não aproveitáveis. E exemplifica: “Tem gente que usa as folhas do coentro e joga o talo inteiro fora. Por que não cortá-lo bem miudinho e usar na sopa, por exemplo?”, questiona. “No caso da batata doce, há quem cozinhe com muita água e depois jogue fora o líquido que fica na panela, que é cheio de nutriente.”

O correto, segundo Fátima Nunes, é lavar a batata doce muito bem e depois colocar na panela com o mínimo de água, comendo-a, depois de pronta, com casca e tudo.

Outra questão ressaltada pela nutricionista é a falta de informação e conhecimento por parte de uma grande parcela da sociedade. “O pobre muitas vezes deixa de comer uma batata doce para comer um pão branco; ou então não come um ovo para comer salsicha”, comenta. “Outro problema é que essas receitas feitas a partir de cascas geralmente são muito trabalhosas. Dá muito trabalho fazer um bolo com cascas.”

Bolo de casca de banana

Ingredientes:

• Casca de 4 bananas

• 2 ovos (separados em gemas e claras de neve)

• 2 xícaras das de chá de leite

• 2 colheres de sopa de margarina

• 2 xícaras das de chá de açúcar

• 3 xícaras das de chá de farinha de rosca

• 1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

— Lave bem as cascas das bananas e pique em pedaços. Reserve a polpa. Bata no liquidificador com o leite, a manteiga, as gemas e o açúcar. Numa tigela, acrescente a mistura à farinha de rosca, depois adicione o fermento e as claras em neve. Leve ao forno por 40 minutos.

Para a calda:

• 1 xícara e meia das de chá de água;

• 4 bananas cortadas em rodelas

• suco de meio limão

• meia xícara das de chá de açúcar.

Modo de preparo:

— Faça o caramelo com o açúcar e a água. Despeje as bananas e o meio limão. Desligue o fogo. A calda não pode engrossar; ela deve ficar bem líquida para deixar o bolo molhado. Despeje sobre o bolo ainda quente.

Dicas de combate ao desperdício de alimentos

1 Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

2Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

3 As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

4 A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

5As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

6A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

7A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

8 Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

9 Evite consumir folhas com aparência amarelada.

10 Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

11Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

Sugestão de link: link

Fontes: Universidade Estadual Paulista / ONG Banco de Alimentos / Sesi

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas