sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

E como fica o ensino da Arte em tempo de pandemia?

- Publicidade -

Apesar da evolução geral da sociedade, a disciplina de Arte ainda recebe algum tratamento preconceituoso – inclusive pelos pais dos alunos – de que é uma matéria fácil, sem utilidade ou mesmo que não reprova… Como os professores podem tornar mais sedutoras as aulas e a associação de conceitos artísticos à vida prática? E mais: como trabalhar este conteúdo em tempos de pandemia e isolamento no ambiente doméstico?
Professores e estudantes realizam atividades lúdicas durante confinamento
Da noite para o dia, professores e alunos – sobretudo na rede privada de ensino, precisaram se adaptar rapidamente à modalidade do ensino remoto, o que trouxe desafios para todos os envolvidos com a comunidade escolar.

Não só docentes e discentes sentiram esse impacto, mas também toda a equipe pedagógica e, claro, também os pais, que de repente se viram às voltas com barreiras reais do mundo virtual: equipamentos, velocidade de Internet, uso de novos softwares, tudo passou a fazer parte do ambiente de aprendizado. As crianças, por sua vez, ao mesmo tempo em que sentem-se instigadas pelo novo modelo, também sentem um certo cansaço pelo excesso de horas diante de uma tela. Por isso, mesclar momentos fora da tela com incentivo à criatividade é uma ferramenta eficaz.

O Professor Ildisney Medeiros, mais conhecido como Professor Disney, tem aplicado diversas iniciativas para fomentar o interesse dos alunos do Colégio CEI (Romualdo). Doutor em Educação pela UFRN, o Professor sempre teve uma relação estreita com o meio digital e de certa forma sempre lançou mão desse recurso, o que facilitou bastante a adaptação para as aulas remotas nesta fase.

Desde videoclipes temáticos com rap, cordel, desenvolvidos e editados pelos alunos do 9° ano do Fundamental II, e produção de selfie-tapes com obras de Shakespeare, até as atividades desenvolvendo animações e jogos feitas pelo 6°ano, têm sido muitos os formatos que aliam os conceitos artísticos com as novas linguagens e ferramentas digitais.

Entre os mais recentes, destaca-se para o momento o trabalho ‘Arte expressando emoções’. O professor Disney explica: “Pedi aos alunos que se expressassem artisticamente, utilizando qualquer linguagem artística – dança, teatro, artes visuais, música sobre o período de isolamento social”. O resultado foi uma explosão de criatividade, com músicas, cenas gravadas, coreografia de dança, e até maquiagem representando o Coronavírus.

Outro exemplo foi a atividade de recriar cenários e personagens com os materiais que possuem em casa, o que rendeu muito trabalho manual e envolvimento dos pais com a finalização de fotos super bem humoradas. A partir da criação de um croqui com figurino, onde se trabalha os conceitos de proporcionalidade, paleta de cores, estilo, passando pela caracterização para vestir e posar para as fotos com o figurino criado, o estímulo ao processo criativo enseja um momento off line produtivo, no qual o aluno se dedica com interesse e entusiasmo.

As novas experiências de ensino e de aprendizado trazidas pela necessidade do isolamento social durante a pandemia são de fato um ganho, apesar das dificuldades. Parte desse ganho certamente permanecerá, acrescentando mais dinamismo e diálogo entre as várias linguagens artísticas para crianças e adolescentes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas