ECA faz 30 anos...

Publicação: 2020-07-14 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

ECA faz 30 anos...
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes, completou 30 anos nessa segunda-feira (13) e o RN aparece bem na fita. A partir de janeiro de 2019 foram adotadas no estado 25 crianças, a maioria do sexo masculino (52%) com faixa etária de até 3 anos.

... e mostra sua cara
 Segundo o Conselho Nacional de Justiça, existem atualmente 63 crianças e adolescentes para adoção e 393 possíveis pretendentes. Entre eles, 62% não escolhem o sexo e 61% querem adotar apenas 1 filho. 

Porém, a grande maioria - 90% - não querem crianças com doença infectocontagiosa e 88% preferem sem deficiência física ou intelectual.

Live do ECA 
Em Live realizada ontem via Instagram pela vereadora Julia Arruda, o juiz da Infância e Juventude José Dantas relacionou os benefícios advindos com a criação do ECA, como: os Conselhos Tutelares, Conselhos de Direito, Polícia Especializada etc. 
Sobre os recursos para aplicação das metas do ECA, o juiz disse que “por vezes, o orçamento existe, mas faltam projetos”.

Localização desaparecidos 
Dr José Dantas cobrou dos gestores um programa de busca e localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Comentando sobre o desaparecimento de cinco crianças do bairro Planalto, ocorrência policial que aconteceu entre os anos de 1998 e 2001, ele disse desconhecer que exista esse tipo de programa nos entes estatais.

Vacina contra Corona 
A informação vem do biólogo Atila Lamarino que diz: “Já saiu um estudo da estrutura 3D de um anticorpo neutralizando a proteína chave do coronavírus. Ou seja, já sabemos qual o melhor alvo pra vacinas. Isso é a ciência avançando absurdamente rápido na construção de uma vacina que funcione :)

Igreja 
Os Padres estão sendo terrivelmente afetados pelo coronavírus no Rio Grande do Norte. O blog recebeu uma listinha, extraoficial, nominando mais de dez.  Um coleguinha desta colunista logo classificou: o coronavírus é coisa do demônio!!
Cruz, credo!!!!

Revelação
O senador Jean Paul Prates (PT) foi tocador de salsa nos idos dos anos 80. Tinha banda e era registrado da Ordem dos Músicos. A revelação foi feita no programa do parlamentar “Reagindo aos Comentários”, que apresenta nas redes sociais respondendo as acusações que lhes são feitas.

Conselho...
O ex-presidente Lula, entrevistado por Paulo Linhares, em Mossoró, deixou um recadinho para a governadora Fátima: Qualquer dificuldade vá conversar com o povo. Quando a gente está desanimado conversa com o povo. 

...e conselhos
Um gaiato ouvindo ao conselho do ex-presidente deu outro: Só não vá conversar com os sindicatos de servidores. Salvo, se tiver algo positivo para dizer. 

Apoios 
Já diz o ditado popular: cobra que não anda não engole sapo. Portanto, o Coronel Hélio, pré-candidato a Prefeito de Natal pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), viajou a Brasília em busca de apoio e simpatizantes à sua pretensão de governar Natal.  Entre as diversas visitas, o Coronel Hélio foi recebido pelo número 03 do Presidente Bolsonaro.  

Emergencial 
A Secretaria Virginia Ferreira, da Administração e dos Recursos Humanos, não vai alisar o couro do servidor que tiver recebido auxílio emergencial indevidamente. Uma portaria do Gabinete Civil determina a devolução imediata dos valores recebidos indevidamente, sujeita à demissão caso a determinação não se cumpra.
 
No RN, segundo o TCE, 9.867 servidores públicos receberam a ajuda.

Adiamento 
A eleição para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) marcada para esta quarta-feira (15), está suspensa. De acordo com a Comissão Eleitoral Federal, o adiamento se deu por força de uma liminar concedida pela Justiça Federal que suspendeu o pleito nesse período de pandemia. 

Uma nova data será aprazada posteriormente. 

Bombeiros na ALA 10
O Corpo de Bombeiros Militar do RN vai passar a utilizar dois imóveis da união sediados na Ala 10 da Base Aérea de Natal, em Parnamirim.