sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Eclipse solar no domingo de Carnaval

- Publicidade -

Enquanto os foliões aproveitam o Carnaval em terra firme nesse próximo domingo (26), a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta a Terra no céu. O eclipse solar parcial será visto no Rio Grande do Norte das 11h30 às 12h34 de acordo com o astrofísico José Dias do Nascimento Júnior, professor e pesquisador do Departamento de Física da UFRN. Natal está em uma região sub-solar, na beirada da sombra.
José Dias, professor e pesquisador do curso de Física da UFRN
#SAIBAMAIS#“O eclipse será 100% no extremo sul da América do Sul, aqui a observação será de aproximadamente 10%. Mesmo assim é importante tomar alguns cuidados na hora de observar o fenômeno, como utilizar lentes grossas (óculos de soldador) para não machucar os olhos”, ensina. O eclipse será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor) na região sul do Chile e Argentina.

No intervalo entre 9h e 12h deste domingo (26), o eclipse poderá ser visto em todas as capitais, exceto Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

O outro eclipse solar de 2017 será dia 21 de agosto, e deverá ser visto parcialmente na América do Sul – o auge da sombra da Lua será sobre os Estados Unidos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas