Eclipse total da lua será visto em todo o litoral potiguar

Publicação: 2011-06-14 00:00:00 | Comentários: 6
A+ A-
A noite desta quarta-feira (15) dará aos potiguares a oportunidade de apreciar um belo fenômeno no céu. Nesta data ocorre o primeiro eclipse total da Lua visível no Rio Grande do Norte desde o ano de 2008. Em Natal e no litoral do Estado será possível apreciar as mudanças que resultam do alinhamento da Terra entre o Sol e a Lua já a partir do nascimento do satélite natural, previsto para as 17h12.

De acordo com o astrônomo do Planetário de Parnamirim, José Roberto de Vasconcelos Costa, o fenômeno ocorrerá até às 19h e será caracterizado pela mudança de cor da Lua, que, uma vez encoberta pela sobra da Terra, ganhará tons de vermelhos e laranja. “A noite de quarta-feira será de Lua cheia e no Brasil a lua já nascerá eclipsada. Será um espetáculo muito interessante e que só voltará a ser visível por aqui em 2014”, comentou.

Segundo o estudioso, a observação do eclipse não requer o uso de nenhuma proteção. “É aconselhável, inclusive, que as pessoas utilizem binóculos e lunetas para apreciar melhor a beleza do céu”, disse, ressaltando que os melhores pontos para a visualização do fenômeno são as praias, onde o nascer da Lua é melhor observado, e as regiões planas com poucos prédios e construções verticais.

Além da porção leste e litoral do Brasil, o eclipse total da Lua também será visto por parte da América do Sul, África Central, Índia, Oriente Médio e Austrália, entre outros.

Fenômeno

O eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua está, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.

Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada, como ocorrerá amanhã. Isto é consequência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra.

Este fenômeno também é responsável pela coloração avermelhada que o céu assume durante o poente e o nascente. Se o eclipse fosse observado a partir da Lua, seria visto o Sol se pondo atrás da Terra.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • lucia-leite1984

    uau!!!!!!!!!!!!!!!!

  • doomgv

    AFF, quer ver lua, joga Lost Planet lá tem 3 luas só pra vcs ficarem de saco cheio, do que adianta ficar vendo uns treco desses. vai nos beneficiar em alguma coisa?? se vcs se beneficiarem em algo eu quero tbm. Aí fica aquele tanto de bocó lá na bera da praia: oooooooooOOOOOOOOOOOooohhh A LUA TA VERMELHA!!! besterada do caramba.

  • edraldo.andrade

    MUPAX, TENHO DUAS COISAS PARA LHE DIZER: 1 - Se você tiver pai, ele deve está muito envergonhado de você. 2 - Quando você crescer mentalmente, verá o tamanho da besteira que escreveu.

  • edson.anibal

    FORA MICARLA! Tenho certeza que essa mulher irá atrapalhar o eclipse também!

  • allanendri

    Tambem prifiro viaja a anos nuz(de nudeza mesmo) da terra, eh bão dimais, conheci muits extra-terrestris.....hihihuhuhuhhahaha

  • martins.calexandre

    Super interessante,bastante proveitoso o comentário do alienigena (não é alienado).... E voces publicam. ONTEM COMENTEI SOBRE O DINHEIRO QUE É GASTO EM PORCARIA DE CAMPO DE FUTEBOL. EM CRACOLANDIA, POIS NÃO PASSA DISTO, UM ELEFANTE CINZA, FEITO DE CONCRETO PARA ALGUNS VAGABUNDOS, POIS NÃO EXISTE OUTRA CLASSIFICAÇÃO PARA JOGADORES DE BOLA. E VOCES NÃO PUBLICAM. SEJAM BEM FELIZES COM OS PROFISSIONAIS DA BOLINHA. ALIMENTEM AS CRIANÇAS COM UM POUCO DE CHÁ DE CAMPO DE FUTEBOL, ALGUMAS COLHERADAS DE CONCRETO TRITURADO, OU UM POUCO DE FERRO COZIDO. ..........................................VCR.......................................................