terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Economia ainda fraca

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [[email protected]]

A atividade econômica brasileira ficou praticamente estagnada em maio na comparação com o mês de abril, aponta o Banco Central, confirmando as dificuldades de recuperação da economia após um resultado fraco em abril. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve variação positiva de 0,03% em maio sobre o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. O resultado mostra melhora diante da queda de 0,88 por cento em abril na mesma base de comparação, em dado revisado para baixo pelo BC após divulgação anterior de recuo de 0,84 por cento. Ainda assim, o desempenho em maio ficou abaixo da mediana das expectativas do mercado.

CENÁRIO
A deterioração do mercado de trabalho, rendimento real em queda e toda a crise política devem de alguma forma afetar ainda os indicadores de confiança, que no fundo são o gatilho que o País tem.  O IBC-Br incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Empresas

A inadimplência de pessoas jurídicas sobe 5,4% em junho, aponta MultiCrédito, acrescentando que o endividamento de pessoas físicas apresentou queda no mesmo período. Fatores como o reajuste de preços dos combustíveis e energia elétrica, além da alta do dólar, têm influenciado diretamente o endividamento das empresas.

Calote

A inadimplência de pessoa física registrou uma variação de – 0,91% no período passando de 3,28% para 3,25%. As dificuldades conjunturais da economia brasileira vão se ampliando e atingindo os mais variados segmentos, sem sequer apresentar um sinalzinho de reversão, pelo contrário, sempre com indicadores negativos. 

RECUPERAÇÃO
Assinado o contrato com a construtora IM para a recuperação da rodovia entre Goianinha e a praia de Pipa. O valor é de pouco mais de R$ 140 mil, para uma operação tapa-buraco.  O DER também marcou a data da licitação para a recuperação do aeroporto de Mossoró.

Emprego em queda
O número de vagas criadas na indústria brasileira retraiu 1% em maio, em relação a abril, aponta pesquisa divulgada pelo IBGE. Trata-se do quinto resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde fevereiro de 2009, quando o recuo foi de 1,3%.  No confronto com maio de 2014, o emprego industrial caiu 5,8%. No acumulado do ano, o indicador recuou 5%, com taxas negativas nos 18 setores investigados pelo IBGE. Nos 12 meses encerrados em maio, o houve baixa de 4,4%.

ALIVIO
Se todo acusado de propina e de desvio do dinheiro público se afastasse do Poder seria tão bom pra esse País. Só depende do Ministério Público e da Justiça.

1 – A Coteminas recebeu do Idema a licença da Termelétrica denominada UTE – Macaíba, localizada na área da fábrica, no  Distrito Industrial, em Macaíba. Também está  requerendo a renovação da licença de operação para a fabricação de artefatos têxteis a partir de tecidos e confecção de peças do vestuário, em Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

2 – A  Cosern, Grupo Neoenergia, conquista pela quinta vez o Prêmio Abradee, a associação  de distribuidores de energia, na categoria Gestão Econômico-Financeira, e ficou em terceiro lugar como Melhor Distribuidora do Nordeste e quarta Melhor Distribuidora do Brasil, entre as 31 concessionárias, com mais de 500 mil consumidores.

3 – A Caixa Econômica estendeu a facilidade de saque do FGTS no exterior também aos brasileiros que residem na Austrália, Canadá, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. O serviço vem sendo disponibilizado nos consulados brasileiros de 16 países. Com essa ampliação, serão ao todo 51 postos de atendimento distribuídos nesses 22 países.

CHUVAS
Mais chuvas estão na previsão dos meteorologistas da Emparn, para a próxima semana no Rio Grande do Norte. Mais fortes no Litoral e Agreste e tempo nublado a claro no interior. A lavoura da cana de açúcar e hortifrutigranjeiros se beneficiam, sem o uso da energia na irrigação.

IMÓVEIS
Em nova campanha para o Quartier Lagoa Nova, a Cyrela Plano&Plano resgata a história e os personagens do bairro que apresenta um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. Já a Capuche está liquidando as últimas unidades dos apartamentos prontos para morar. São imóveis com até R$ 40 mil de desconto e financiamento de até 90%, diretamente com o banco. O estande  é no Praia Shopping, ou  www.capuche.com.br ou pelo (84) 3203-3131.

VINHO
Para os enófilos, amantes da bebida, iniciantes e interessados em aprender mais sobre vinho, a Adega São Cristóvão apresenta mais uma oportunidade:  o Curso Avançado Temático da Itália. Nos próximos dias 21 e 28 de julho, o universo dos vinhos italianos será apresentado aos clientes por uma equipe de consultores e chefs especializados, no Wine Bar da Adega, na Av. Prudente de Morais. O curso terá duração de 6 horas.

MINI
Álcool gel aromatizado e colorido, suportes para carregador de celular, camisetas personalizadas, luminárias recicláveis e até organizadores personalizados para fios. Esses e outros produtos criativos estarão à venda hoje e amanhã, na 2ª edição da XVI Feira de Miniempresas do Programa Junior Achievement, no Praia Shopping.  Participam dessa edição 14 miniempresas, com cerca de 300 jovens de diversas instituições de ensino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas