quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Economia e praticidade atraem

- Publicidade -
Berger Forte, sócio da Sua Clínica, acredita que os estabelecimentos médios populares (que ele prefere chamar de “clínicas de preço justo”) vivem uma época próspera que não deve acabar até que o governo dê um jeito no SUS. “Se o governo fizer uma ação mirabolante onde a Saúde Pública se torne infinitamente melhor atrativa do que as clínicas de preço justo, somente isso é que poderia derrubar esse tipo de clínica”, afirma.
Em geral, as clínicas estão em locais populares e oferecem várias especialidades médicas e exames em um só endereço
Em geral, as clínicas estão em locais populares e oferecem várias especialidades médicas e exames em um só endereço
#SAIBAMAIS#
A dona de casa Beatriz Rocha, de 19 anos, experimentou as falhas na Saúde Pública. Na Clínica Popular do Alecrim, ela aguardava para fazer um exame de ultrassonografia simples. Ela havia tentado fazer o mesmo procedimento na unidade de saúde próxima a sua casa, no mesmo bairro, mas como o serviço não era oferecido na unidade pública, preferiu tirar dinheiro do próprio bolso para garantir o exame. “Aproveitei que aqui é perto de casa, foi mais prático ter vindo logo. É a primeira vez que venho e estou achando o atendimento bom, além do preço em conta”, disse.
Situação parecida viveu o vendedor Leonardo Nascimento, 31. Morador do povoado de Massangana, em Ceará-Mirim, ele havia recorrido à mesma clínica para que sua tia tivesse uma consulta com um dermatologista. Ele afirmou que a unidade de saúde da comunidade não possuía remédios ou profissionais à disposição, por isso recorreu à clínica popular localizada no Alecrim: “Tive que vir a Natal para minha tia se consultar e tratar o problema de pele dela”.
Diretor administrativo da Clínica Potiguar, Célio Oliveira acredita que o preço acessível e o atendimento de qualidade fazem as clínicas saírem na frente e ganharem a preferência dos pacientes. Oferecer várias especialidades médicas e exames em um só endereço é uma vantagem que uma clínica popular como a Potiguar do Alecrim tem.
“O paciente centraliza em um lugar só todos os procedimentos que ele precisa fazer. Aqui ele faz todos os exames em um só lugar, com qualidade, bom atendimento e profissionais capacitados”, destacou Oliveira. “Outra coisa: se você tem plano de saúde e agenda uma consulta para um neurologista, sua consulta só acontecerá daqui a 30, 60 dias. Na clínica popular, mais especificamente a nossa, você encontra médico e três a quatro vezes por semana”, complementa.
Sobre as clínicas populares

A Resolução 2.170 de 30 de outubro de 2017, do Conselho Federal de Medicina, esclarece  quais são as condutas que afrontam o Código de Ética Médica e que não podem ser praticadas pelas clínicas populares. Até publicidade de serviços e preços entra na lei.
R$ 80 a R$ 100 são os valores médios de consultas em clínicas populares em Natal e RN.
1.078 é o número de clínicas, hospitais e consultórios médicos particulares inscritos no Cremern.
Planos de saúde no RN
514.036 beneficiários de planos de assistência médica estavam registrados em 2016.
514.063 beneficiários de planos de assistência médica estavam registrados em 2017.
292.150  beneficiários de planos de assistência odontológica em 2016.
326.788 beneficiários de planos de assistência odontológica em 2017.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas