quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Economia mais fraca

- Publicidade -

O Banco Central prevê uma queda de 3,3% no PIB e inflação de 7,3%, em linha com as projeções do mercado financeiro, que semanalmente diz a mesma coisa através do boletim Focus. Mas, pode piorar, com a projeção de alta dos preços superando a meta estabelecida para 2016. Para o próximo ano a expectativa é de uma taxa de inflação de 4,4%. Um novo problema que se apresenta vem da economia mundial.  Na análise da Organização Mundial do Comércio (OMC), o crescimento do comércio mundial ficará em 1,7%, em 2016, muito abaixo dos 2,8% estimados em abril.

DEVAGAR A previsão para 2017 também foi revisada pelos economistas do organismo que rege o comércio mundial, que consideram que no ano que vem o comércio crescerá entre 1,8% e 3,1%, abaixo dos 3,6% estimados há cinco meses.

Confiança
O Índice de Confiança do Consumidor sobe 1,3 ponto entre agosto e setembro e chega a 80,6 pontos. É o maior índice desde janeiro de 2015. Essa foi a quinta alta consecutiva do índice, no embalo com a melhora das expectativas.  Há uma vontade de consumir, só falta o orçamento.

Futuro
Pelo menos duas notícias, com respaldo no momento atual, trazem alento ao país. A Petrobras dentro de um novo figurino quer ser, em   cinco anos, a 4ª ou a 5ª maior empresa do setor no mundo. No agronegócios o Brasil quer ampliar para de 7% para 10% sua participação no mercado mundial.

VAREJO As vendas no varejo registram em agosto primeira alta desde abril de 2015. Na comparação entre agosto e julho, houve crescimento de 1,5% no volume de negócios, segundo dados da Boa Vista SCPC.

Liderança no crédito
O Banco do Nordeste lidera os financiamentos de longo prazo e crédito rural no Nordeste.  No Rio Grande do Norte, o Banco com apenas 10,5% da rede bancária, contratou no ano, 67,8% do crédito de longo prazo para todos os setores e 75,4% somente para o segmento rural. Os dados são do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen). Com 314 agências abertas ao público, o que representa 8% do total de unidades bancárias, o  BNB foi responsável por  60% do crédito de longo prazo  no Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo, este ano. Também é responsável por 55,9% do crédito rural ofertado.

SEMESTRE Os números de contratações do BNB incluem recursos internos e do FNE.  No primeiro semestre de 2016, o Banco contratou R$ 10,8 bilhões, distribuídos em 2,5 milhões de operações. O crédito a micro e pequenas empresas é de R$ 1,1 bi, em 12 mil contratações, com informações  de 30 de junho.

1 A vice-presidente da agência Moody’s, Samar Maziad, afirmou que as reformas fiscais, como as propostas de teto dos gastos federais com base na inflação do ano anterior e mudança estrutural na Previdência Social, fortalecerão a confiança em geral no país e elevarão a Formação Bruta de Capital Fixo. “Os investimentos podem subir, pois recuaram de 19% para 17% do PIB durante um ciclo de retração da atividade por dois anos”, apontou.
2 A Biosev, segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, reúne desde ontem, seus fornecedores e parceiros de cana-de-açúcar em duas unidades no Nordeste para discutir questões sobre a empresa e o setor sucroenergético. A unidade Estivas, no RN, sediou o primeiro encontro ontem, com o presidente da Biosev, Rui Chammas, mostrando  números e reforçando a importância do fornecedor para a companhia.
3 Até 2050, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), estima uma população de  9,3 bilhões de pessoas no planeta.  Para alimentar essa massa, a produção de alimentos deverá aumentar em 70%, cabendo a produção de cereais atingir  três bilhões de toneladas/ano em relação aos 2,1 bilhões produzidos hoje. Eis aí um grande espaço para o Brasil ocupar.

DÍVIDAS Os cartões de lojas e os empréstimos elevam a inadimplência em 27 capitais. A principal conta responsável por deixar os consumidores com o nome sujo é a de telefone fixo e de celular. Ou seja, o consumidor brasileiro não tem o mínimo controle das  suas contas e fica endividado por ignorar a realidade.

TRANSMISSÃO A Aneel marcou para 28 de outubro o leilão de linhas de transmissão de energia, com  24 lotes de empreendimentos, os quais somam cerca de 6.800 quilômetros de linhas. O RN, Ceará,  Paraíba, Pernambuco e Piauí serão contemplados para cobrir a carência de infraestrutura.

LICITAÇÕES A Rui Cadete Consultores e a Inovação Consultoria promovem hoje o treinamento “Pregão eletrônico e as licitações: a tecnologia e a inovação para sair da crise e conquistar o mercado de compras públicas”. É gratuito e aberto ao público -, no auditório da empresa, a partir das 15h,  com o palestrante nacional Marco Antônio Cito.

ENTREGA A BSPAR Delphi  entrega aos seus moradores dois empreendimentos residenciais em Natal. São o Bacara Lagoa Nova e Montoril Lagoa Nova.  Concluídos dentro do prazo previsto em contrato, legalizado e apto a receber financiamento junto aos bancos.

ARQUITETURA A partir de hoje  até 9 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 21h, o Senai, com apoio do CAU/RN, entidade dos arquitetos, realiza sua primeira Mostra de Arquitetura, com o tema “Sustentabilidade, Reciclagem e Reuso nas Edificações”. Reunirá projetos de jovens arquitetos e urbanistas e tem apoio dos alunos dos cursos técnicos da Entidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas