quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Economia tem desempenho fraco

- Publicidade -

O ranking que mostra a perda de competitividade do Brasil foi divulgado um dia após o IBGE anunciar que o país cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, ante o trimestre anterior.

O avanço ficou abaixo das expectativas do mercado, que apostava numa alta entre 0,8% e 1% no período. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, houve crescimento de 1,9%.

A decepção com o resultado do PIB, indicador que serve de termômetro para medir o crescimento econômico, motivou uma recalibragem das projeções para este ano. O governo admitiu ter desistido da previsão de crescimento em torno de 3,5%. As projeções do mercado financeiro, por sua vez, desceram mais alguns degraus e já rondam 2%.

Com uma queda de 0,3% na comparação com o último trimestre do ano passado, a indústria foi o destaque negativo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro sob a ótica da demanda no primeiro trimestre deste ano. A indústria também teve queda de 1,4%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

O grande destaque positivo foi a agropecuária, com crescimento de 9,7% no primeiro trimestre ante o quarto de 2012. Segundo relatório do Bradesco o crescimento do PIB seria nulo não fosse a agropecuária.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas