quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Economista dos EUA vê recessão em 2007

- Publicidade -

São Paulo – Voz dissonante no mercado global, o economista da New York  University, Nouriel Roubini, previu ontem  uma “severa” recessão na economia americana, que deve afetar as demais economias  do mundo, na forma de mais uma crise econômica mundial.  Para o professor, que já assessorou o presidente do Estados Unidos Bill Clinton,  entre 1998 e 1999, e integrou o quadro de diretores do Tesouro, a escalada internacional  do preço do petróleo, o desbalanceamento do mercado imobiliário americano e  o aperto monetário nos Estados Unidos, iniciado há dois anos, serão os principais  fatores que levarão à depressão economia dos EUA. 

“Minha projeção é a de que os Estados Unidos entrará numa recessão no início  do próximo ano”, diz Roubini, ressaltando o efeito da alta de preços do petróleo  sobre a economia americana. “Os preços do petróleo estão altos e subindo e isso  leva a uma subida de preços (no mercado interno), reduzindo receitas reais e  a demanda”, analisa.  Para o economista, a ameaça do estouro da bolha dos imóveis também deve ter  um efeito multiplicados que levará ao desaquecimento econômico daquele país.  “Agora essas bolha está estourando.

Há uma oferta muito grande de imóveis, o  preço das casas está caindo e os imóveis ainda são uma grande fração da saúde  financeira dos consumidores”, afirma. “Portanto, se a saúde do mercado imobiliário  está piorando, o consumo cairá. Além disso, o mercado imobiliário também tem  sido uma importante fonte de crescimento do emprego no último ano”, explica. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas