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Economistas assinam carta pedindo efetividade no combate à covid-19 no Brasil

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Um grupo de quase 200, entre os mais renomados economistas do País,
assinam uma carta aberta em que pedem medidas efetivas de combate à
pandemia. Entre eles, os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan, Marcílio
Marques Moreira, Maílson da Nóbrega e Ruben Ricupero, os ex-presidentes
do Banco Central Armínio Fraga, Gustavo Loyola, Pérsio Arida, Ilan
Goldfajn e Affonso Celso Pastore e ligados ao mercado financeiro, como o
presidente do Credit Suisse, José Olympio Pereira, e o conselheiro do
Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles.

O manifesto será enviado na próxima semana aos líderes dos três poderes:
o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Supremo
Tribunal Federal, Luiz Fux, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o
da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Ao chamar a situação social de “desoladora”, os especialistas detalham
perspectivas de agravamento das condições econômicas do País. Dizem que a
piora da perspectiva não se dá por ausência de recursos, mas pela falta
de prioridade à vacinação. Pedem e detalham alternativas a quatro
pontos: aceleração do ritmo de vacinação; incentivo ao uso e
distribuição de máscaras; implementação de medidas de distanciamento
social locais, com coordenação nacional; e criação de mecanismo de
coordenação do combate à pandemia em âmbito nacional.

Entre outros alertas, ele dizem que, com 40% da força de trabalho do
País ganhando a vida de maneira informal e sem qualquer proteção contra o
desemprego, é preciso ação imediata. Pedem também a retomada urgente de
medidas de apoio a pequena e médias empresas. Propõe ainda o andamento
em paralelo “de uma reforma no sistema de proteção social, visando
aprimorar a atual rede de assistência social e prover seguro aos
informais.”


Leia a carta na íntegra:

O País Exige Respeito; a Vida Necessita da Ciência e do Bom Governo

Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia

O Brasil é hoje o epicentro mundial da Covid-191, com a maior média móvel de novos casos.

Enquanto caminhamos para atingir a marca tétrica de 3 mil mortes por dia
e um total de mortes acumuladas de 300 mil ainda esse mês, o quadro
fica ainda mais alarmante com o esgotamento dos recursos de saúde na
grande maioria de estados, com insuficiente número de leitos de UTI,
respiradores e profissionais de saúde. Essa situação tem levado a mortes
de pacientes na espera pelo atendimento, contribuindo para uma maior
letalidade da doença.

A situação econômica e social é desoladora. O PIB encolheu 4,1% em 2020 e
provavelmente observaremos uma contração no nível de atividade no
primeiro trimestre deste ano?. A taxa de desemprego por volta de 14%, é
a mais elevada da série histórica, e subestima o aumento do desemprego,
pois a pandemia fez com que muitos trabalhadores deixassem de procurar
emprego, levando a uma queda da força de trabalho entre fevereiro e
dezembro de 5,5 milhões de pessoas.

A contração da economia afetou desproporcionalmente trabalhadores mais
pobres e vulneráveis, com uma queda de 10,5% no número de trabalhadores
informais empregados, aproximadamente duas vezes a queda proporcional no
número de trabalhadores formais empregados?.

Esta recessão, assim como suas consequências sociais nefastas, foi
causada pela pandemia e não será superada enquanto a pandemia não for
controlada por uma atuação competente do governo federal. Este
subutiliza ou utiliza mal os recursos de que dispõe, inclusive por
ignorar ou negligenciar a evidência científica no desenho das ações para
lidar com a pandemia. Sabemos que a saída definitiva da crise requer a
vacinação em massa da população. Infelizmente, estamos atrasados. Em
torno de 5% da população recebeu ao menos uma dose de vacina, o que nos
coloca na 45ª posição no ranking mundial de doses aplicadas por
habitante.

O ritmo de vacinação no país é insuficiente para vacinar os grupos
prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) no 1º semestre de
2021, o que amplia o horizonte de vacinação para toda a população para
meados de 2022.

As consequências são inomináveis. No momento, o Brasil passa por
escassez de doses de vacina, com recorrentes atrasos no calendário de
entregas e revisões para baixo na previsão de disponibilidade de doses a
cada mês. Na semana iniciada em 8 de março foram aplicadas, em média,
apenas 177 mil doses por dia.

No ritmo atual, levaríamos mais de 3 anos para vacinar toda a população.
O surgimento de novas cepas no país (em especial a P.1) comprovadamente
mais transmissíveis e potencialmente mais agressivas, torna a vacinação
ainda mais urgente. A disseminação em larga escala do vírus, além de
magnificar o número de doentes e mortos, aumenta a probabilidade de
surgirem novas variantes com potencial de diminuir a eficácia das
vacinas atuais.

Vacinas são relativamente baratas face ao custo que a pandemia impõe à
sociedade. Os recursos federais para compra de vacinas somam R$ 22
bilhões, uma pequena fração dos R$ 327 bilhões desembolsados nos
programas de auxílio emergencial e manutenção do emprego no ano de 2020.

Vacinas têm um benefício privado e social elevado, e um custo total
comparativamente baixo. Poderíamos estar em melhor situação, o Brasil
tem infraestrutura para isso. Em 1992, conseguimos vacinar 48 milhões de
crianças contra o sarampo em apenas um mês.

Na campanha contra a Covid-19, se estivéssemos vacinando tão rápido
quanto a Turquia, teríamos alcançado uma proporção da população duas
vezes maior, e se tanto quanto o Chile, dez vezes maior. A falta de
vacinas é o principal gargalo. Impressiona a negligência com as
aquisições, dado que, desde o início da pandemia, foram desembolsados R$
528,3 bilhões em medidas de combate à pandemia, incluindo os custos
adicionais de saúde e gastos para mitigação da deteriorada situação
econômica. A redução do nível da atividade nos custou uma perda de
arrecadação tributária apenas no âmbito federal de 6,9%, aproximadamente
R$ 58 bilhões, e o atraso na vacinação irá custar em termos de produto
ou renda não gerada nada menos do que estimados R$ 131,4 bilhões em
2021, supondo uma recuperação retardatária em 2 trimestres.

Nesta perspectiva, a relação benefício custo da vacina é da ordem de
seis vezes para cada real gasto na sua aquisição e aplicação. A
insuficiente oferta de vacinas no país não se deve ao seu elevado custo,
nem à falta de recursos orçamentários, mas à falta de prioridade
atribuída à vacinação.

O quadro atual ainda poderá deteriorar-se muito se não houver esforços
efetivos de coordenação nacional no apoio a governadores e prefeitos
para limitação de mobilidade. Enquanto se busca encurtar os tempos e
aumentar o número de doses de vacina disponíveis, é urgente o reforço de
medidas de distanciamento social.

Da mesma forma é essencial a introdução de incentivos e políticas
públicas para uso de máscaras mais eficientes, em linha com os esforços
observados na União Europeia e nos Estados Unidos.

A controvérsia em torno dos impactos econômicos do distanciamento social
reflete o falso dilema entre salvar vidas e garantir o sustento da
população vulnerável. Na realidade, dados preliminares de óbitos e
desempenho econômico sugerem que os países com pior desempenho econômico
tiveram mais óbitos de Covid-19. A experiência mostrou que mesmo países
que optaram inicialmente por evitar o lockdown terminaram por adotá-lo,
em formas variadas, diante do agravamento da pandemia – é o caso do
Reino Unido, por exemplo. Estudos mostraram que diante da aceleração de
novos casos, a população responde ficando mais avessa ao risco
sanitário, aumentando o isolamento voluntário e levando à queda no
consumo das famílias mesmo antes ou sem que medidas restritivas formais
sejam adotadas.15 A recuperação econômica, por sua vez, é lenta e
depende da retomada de confiança e maior previsibilidade da situação de
saúde no país.

Logo, não é razoável esperar a recuperação da atividade econômica em uma epidemia descontrolada.

O efeito devastador da pandemia sobre a economia tornou evidente a
precariedade do nosso sistema de proteção social. Em particular, os
trabalhadores informais, que constituem mais de 40% da força de
trabalho, não têm proteção contra o desemprego. No ano passado, o
auxílio emergencial foi fundamental para assistir esses trabalhadores
mais vulneráveis que perderam seus empregos, e levou a uma redução da
pobreza, evidenciando a necessidade de melhoria do nosso sistema de
proteção social. Enquanto a pandemia perdurar, medidas que apoiem os
mais vulneráveis, como o auxílio emergencial, se fazem necessárias. Em
paralelo, não devemos adiar mais o encaminhamento de uma reforma no
sistema de proteção social, visando aprimorar a atual rede de
assistência social e prover seguro aos informais. Uma proposta nesses
moldes é o programa de Responsabilidade Social, patrocinado pelo Centro
de Debate de Políticas Públicas, encaminhado para o Congresso no final
do ano passado.

Outras medidas de apoio às pequenas e médias empresas também se fazem
necessárias. A experiência internacional com programas de aval público
para financiamento privado voltado para pequenos empreendedores durante
um choque negativo foi bem-sucedida na manutenção de emprego, gerando um
benefício líquido positivo à sociedade.

O aumento em 34,7% do endividamento dos pequenos negócios durante a
pandemia amplifica essa necessidade. A retomada de linhas avalizadas
pelo Fundo Garantidor para Investimentos e Fundo de Garantia de
Operações é uma medida importante de transição entre a segunda onda e o
pós-crise.

Estamos no limiar de uma fase explosiva da pandemia e é fundamental que a
partir de agora as políticas públicas sejam alicerçadas em dados,
informações confiáveis e evidência científica. Não há mais tempo para
perder em debates estéreis e notícias falsas. Precisamos nos guiar pelas
experiências bem-sucedidas, por ações de baixo custo e alto impacto,
por iniciativas que possam reverter de fato a situação sem precedentes
que o país vive.

Medidas indispensáveis de combate à pandemia: a vacinação em massa é
condição sine qua non para a recuperação econômica e redução dos óbitos.

1. Acelerar o ritmo da vacinação.

O maior gargalo para aumentar o ritmo da vacinação é a escassez de
vacinas disponíveis. Deve-se, portanto, aumentar a oferta de vacinas de
forma urgente. A estratégia de depender da capacidade de produção local
limitou a disponibilidade de doses ante a alternativa de pré-contratar
doses prontas, como fizeram o Chile e outros países. Perdeu-se um tempo
precioso e a assinatura de novos contratos agora não garante oferta de
vacinas em prazo curto. É imperativo negociar com todos os laboratórios
que dispõem de vacinas já aprovadas por agências de vigilância
internacionais relevantes e buscar antecipação de entrega do maior
número possível de doses. Tendo em vista a escassez de oferta no mercado
internacional, é fundamental usar a política externa – desidratada de
ideologia ou alinhamentos automáticos – para apoiar a obtenção de
vacinas, seja nos grandes países produtores seja nos países que têm ou
terão excedentes em breve.

A vacinação é uma corrida contra o surgimento de novas variantes que
podem escapar da imunidade de infecções passadas e de vacinas antigas.
As novas variantes surgidas no Brasil tornam o controle da pandemia mais
desafiador, dada a maior transmissibilidade.

Com o descontrole da pandemia é questão de tempo até emergirem novas
variantes. O Brasil precisa ampliar suas capacidades de sequenciamento
genômico em tempo real, de compartilhar dados com a comunidade
internacional e de testar a eficácia das vacinas contra outras variantes
com máxima agilidade. Falhas e atrasos nesse processo podem colocar em
risco toda a população brasileira, e também de outros países.

2. Incentivar o uso de máscaras tanto com distribuição gratuita quanto com orientação educativa.

Economistas estimaram que se os Estados Unidos tivessem adotado regras
de uso de máscaras no início da pandemia poderiam ter reduzido de forma
expressiva o número de óbitos. Mesmo se um usuário de máscara for
infectado pelo vírus, a máscara pode reduzir a gravidade dos sintomas,
pois reduz a carga viral inicial que o usuário é exposto. Países da
União Europeia e os Estados Unidos passaram a recomendar o uso de
máscaras mais eficientes – máscaras cirúrgicas e padrão PFF2/N95 – como
resposta às novas variantes. O Brasil poderia fazer o mesmo,
distribuindo máscaras melhores à população de baixa renda, explicando a
importância do seu uso na prevenção da transmissão da Covid.

Máscaras com filtragem adequada têm preços a partir de R$ 3 a unidade. A
distribuição gratuita direcionada para pessoas sem condições de
comprá-las, acompanhada de instrução correta de reuso, teria um baixo
custo frente aos benefícios de contenção da Covid-1923. Considerando o
público do auxílio emergencial, de 68 milhões de pessoas, por exemplo, e
cinco reusos da máscara, tal como recomenda o Center for Disease
Control do EUA, chegaríamos a um custo mensal de R$ 1 bilhão. Isto é, 2%
do gasto estimado mensal com o auxílio emergencial. Embora leis de uso
de máscara ajudem, informar corretamente a população e as lideranças
darem o exemplo também é importante, e tem impacto na trajetória da
epidemia. Inversamente, estudos mostram que mensagens contrárias às
medidas de prevenção afetam a sua adoção pela população, levando ao
aumento do contágio.

3. Implementar medidas de distanciamento social no âmbito local com coordenação nacional.

O termo “distanciamento social” abriga uma série de medidas distintas,
que incluem a proibição de aglomeração em locais públicos, o estímulo ao
trabalho a distância, o fechamento de estabelecimentos comerciais,
esportivos, entre outros, e – no limite – escolas e creches. Cada uma
dessas medidas tem impactos sociais e setoriais distintos. A melhor
combinação é aquela que maximize os benefícios em termos de redução da
transmissão do vírus e minimize seus efeitos econômicos, e depende das
características da geografia e da economia de cada região ou cidade.
Isso sugere que as decisões quanto a essas medidas devem ser de
responsabilidade das autoridades locais.

Com o agravamento da pandemia e esgotamento dos recursos de saúde,
muitos estados não tiveram alternativa senão adotar medidas mais
drásticas, como fechamento de todas as atividades não-essenciais e o
toque de recolher à noite. Os gestores estaduais e municipais têm
enfrentado campanhas contrárias por parte do governo federal e dos seus
apoiadores. Para maximizar a efetividade das medidas tomadas, é
indispensável que elas sejam apoiadas, em especial pelos órgãos
federais. Em particular, é imprescindível uma coordenação em âmbito
nacional que permita a adoção de medidas de caráter nacional, regional
ou estadual, caso se avalie que é necessário cercear a mobilidade entre
as cidades e/ou estados ou mesmo a entrada de estrangeiros no país. A
necessidade de adotar um lockdown nacional ou regional deveria ser
avaliado. É urgente que os diferentes níveis de governo estejam
preparados para implementar um lockdown emergencial, definindo critérios
para a sua adoção em termos de escopo, abrangência das atividades
cobertas, cronograma de implementação e duração.

Ademais, é necessário levar em consideração que o acréscimo de adesão ao
distanciamento social entre os mais vulneráveis depende crucialmente do
auxílio emergencial. Há sólida evidência de que programas de amparo
socioeconômico durante a pandemia aumentaram o respeito às regras de
isolamento social dos beneficiários. É, portanto, não só mais justo como
mais eficiente focalizar a assistência nas populações de baixa renda,
que são mais expostas nas suas atividades de trabalho e mais vulneráveis
financeiramente.

Dentre a combinação de medidas possíveis, a questão do funcionamento das
escolas merece atenção especial. Há estudos mostrando que não há
correlação entre aumento de casos de infecção e reabertura de escolas no
mundo. Há também informações sobre o nível relativamente reduzido de
contágio nas escolas de São Paulo após sua abertura.

As funções da escola, principalmente nos anos do ensino fundamental, vão
além da transmissão do conhecimento, incluindo cuidados e acesso à
alimentação de crianças, liberando os pais – principalmente as mães –
para o trabalho. O fechamento de escolas no Brasil atingiu de forma mais
dura as crianças mais pobres e suas mães. A evidência mostra que alunos
de baixa renda com menor acesso às ferramentas digitais, enfrentam
maiores dificuldade de completar as atividades educativas, ampliando a
desigualdade da formação de capital humano entre os estudantes.
Portanto, as escolas devem ser as últimas a fechar e as primeiras a
reabrir em um esquema de distanciamento social. Há aqui um papel
fundamental para o Ministério da Educação em cooperação com o Ministério
da Saúde na definição e comunicação de procedimentos que contribuam
para a minimização dos riscos de contágio nas escolas, além do uso de
ferramentas comportamentais para retenção da evasão escolar, como o uso
de mensagens de celular como estímulo para motivar os estudantes,
conforme adotado em São Paulo e Goiás.

4. Criar mecanismo de coordenação do combate à pandemia em âmbito nacional –

Preferencialmente pelo Ministério da Saúde e, na sua ausência, por
consórcio de governadores – orientada por uma comissão de cientistas e
especialistas, se tornou urgente. Diretrizes nacionais são ainda mais
necessárias com a escassez de vacinas e logo a necessidade de definição
de grupos prioritários; com as tentativas e erros no distanciamento
social; a limitada compreensão por muitos dos pilares da prevenção,

particularmente da importância do uso de máscara, e outras medidas no
âmbito do relacionamento social. Na ausência de coordenação federal, é
essencial a concertação entre os entes subnacionais, consórcio para a
compra de vacinas e para a adoção de medidas de supressão.

O papel de liderança: Apesar do negacionismo de alguns poucos,
praticamente todos os líderes da comunidade internacional tomaram a
frente no combate ao Covid-19 desde março de 2020, quando a OMS declarou
o caráter pandêmico da crise sanitária. Informando, notando a gravidade
de uma crise sem precedentes em 100 anos, guiando a ação dos indivíduos
e influenciado o comportamento social.

Líderes políticos, com acesso à mídia e às redes, recursos de Estado, e
comandando atenção, fazem a diferença: para o bem e para o mal. O
desdenho à ciência, o apelo a tratamentos sem evidência de eficácia, o
estímulo à aglomeração, e o flerte com o movimento antivacina,
caracterizou a liderança política maior no país. Essa postura reforça
normas antissociais, dificulta a adesão da população a comportamentos
responsáveis, amplia o número de infectados e de óbitos, aumenta custos
que o país incorre.

O país pode se sair melhor se perseguimos uma agenda responsável. O país
tem pressa; o país quer seriedade com a coisa pública; o país está
cansado de ideias fora do lugar, palavras inconsequentes, ações erradas
ou tardias. O Brasil exige respeito.

Assinam a carta:

1 – Affonso Celso Pastore

2 – Alexandre Lowenkron

3 – Alexandre Rands

4 – Alexandre Schwartsman

5 – Álvaro de Souza

6 – Amanda de Albuquerque

7 – Ana Carla Abrão

8 – André de Castro Silva

9 – André Luis Squarize Chagas

10 – André Magalhães

11 – André Portela

12 – Andrea Lucchesi

13 – Angélica Maria de Queiroz

14 – Aod Cunha

15 – Armínio Fraga

16 – Beny Parnes

17 – Bernard Appy

18 – Bráulio Borges

19 – Braz Camargo

20 – Carlos Alberto Manso

21 – Carlos Ari

22 – Carlos Brunet Martins Filho

23 – Carlos Góes

24 – Carolina Grottera

25 – Cassiana Fernandez

26 – Christiano Penna

27 – Claudia Sussekind Bird

28 – Claudio Considera

29 – Cláudio Frischtak

30 – Claudio Ribeiro de Lucinda

31 – Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt

32 – Daniel Cerqueira

33 – Daniel Gleizer

34 – Danielle Carusi Machado

35 – Danilo Camargo Igliori

36 – Demósthenes Madureira de Pinho Neto

37 – Dimitri Szerman

38 – Edmar Bacha

39 – Eduardo Amaral Haddad

40 – Eduardo Augusto Guimarães

41 – Eduardo Mazzilli de Vassimon

42 – Eduardo Pontual

43 – Eduardo Souza-Rodrigues

44 – Eduardo Zilberman

45 – Eduardo Zylberstajn

46 – Eleazar de Carvalho

47 – Elena Landau

48 – Fabiana Rocha

49 – Fábio Barbosa

50 – Fabio Giambiagi

51 – Felipe Salto

52 – Fernando Genta

53 – Fernando Postali

54 – Fernando Veloso

55 – Flávio Ataliba

56 – Francisco Ramos

57 – Francisco Soares de Lima

58 – Gabriella Seiler

59 – Genaro Lins

60 – Giovanna Ribeiro

61 – Guilherme Irffi

62 – Guilherme Tinoco

63 – Guilherme Valle Moura

64 – Gustavo Gonzaga

65 – Gustavo Loyola

66 – Helcio Tokeshi

67 – Helena Arruda Freire

68 – Henrique Félix

69 – Horácio Lafer Piva

70 – Humberto Moreira

71 – Ilan Goldfajn

72 – Isacson Casiuch

73 – Joana C.M. Monteiro

74 – Joana Naritomi

75 – João Mário de França

76 – José Augusto Fernandes

77 – José Monforte

78 – José Olympio Pereira

79 – José Roberto Mendonça de Barros

80 – José Tavares de Araujo

81 – Josué Alfredo Pellegrini

82 – Juliana Camargo

83 – Juliano Assunção

84 – Laísa Rachter

85 – Laura de Carvalho Schiavon

86 – Laura Karpuska

87 – Leandro Piquet Carneiro

88 – Leane Naidin

89 – Leany Barreiro Lemos

90 – Leonardo Monteiro Monasterio

91 – Leonardo Rezende

92 – Lucas M. Novaes

93 – Lucia Hauptmann

94 – Luciano Losekann

95 – Luciene Pereira

96 – Luís Meloni

97 – Luis Terepins

98 – Maílson da Nóbrega

99 – Manoel Pires

100 – Manuel Thedim

101 – Marcela Carvalho Ferreira de Mello

102 – Marcelo André Steuer

103 – Marcelo Barbará

104 – Marcelo Cunha Medeiros

105 – Marcelo de Paiva Abreu

106 – Marcelo F. L. Castro

107 – Marcelo Fernandes

108 – Marcelo Justus

109 – Marcelo Kfoury

110 – Marcelo Leite de Moura e Silva

111 – Marcelo Pereira Lopes de Medeiros

112 – Marcelo Trindade

113 – Marcílio Marques Moreira

114 – Márcio Garcia

115 – Márcio Holland

116 – Márcio Issao Nakane

117 – Marco Bonomo

118 – Marcos Lederman

119 – Marcos Ross Fernandes

120 – Maria Alice Moz-Christofoletti

121 – Maria Cristina Pinotti

122 – Maria Dolores Montoya Diaz

123 – Mário Ramos Ribeiro

124 – Marisa Moreira Salles

125 – Maurício Canêdo Pinheiro

126 – Mauro Rodrigues

127 – Miguel Nathan Foguel

128 – Mônica Viegas Andrade

129 – Naercio Menezes Filho

130 – Natália Nunes Ferreira-Batista

131 – Nilson Teixeira

132 – Octavio de Barros

133 – Otaviano Canuto

134 – Patrícia Franco Ravaioli

135 – Paula Carvalho Pereda

136 – Paula Magalhães

137 – Paulo Hartung

138 – Paulo Hermanny

139 – Paulo Ribeiro

140 – Paulo Tafner

141 – Pedro Bodin de Moraes

142 – Pedro Cavalcanti Ferreira

143 – Pedro Henrique Thibes Forquesato

144 – Pedro Malan

145 – Pedro Moreira Salles

146 – Persio Arida

147 – Priscilla Albuquerque Tavares

148 – Rafael B. Barbosa

149 – Rafael Dix-Carneiro

150 – Regina Madalozzo

151 – Renato Fragelli

152 – Renê Garcia Jr.

153 – Ricardo de Abreu Madeira

154 – Ricardo Markwald

155 – Roberto Bielawski

156 – Roberto Iglesias

157 – Roberto Olinto

158 – Rodrigo Menon S. Moita

159 – Rogério Furquim Werneck

160 – Ruben Ricupero

161 – Ruy Ribeiro

162 – Sabino da Silva Porto Júnior

163 – Samira Schatzmann

164 – Samuel Pessoa

165 – Sandra Rios

166 – Sérgio Besserman Vianna

167 – Sergio Margulis

168 – Silvia Matos

169 – Solange Srour

170 – Stephanie Kestelman

171 – Synthia Santana

172 – Thomas Conti

173 – Tiago Cavalcanti

174 – Tomás Urani

175 – Vagner Ardeo

176 – Vilma da Conceição Pinto

177 – Vinicius Carrasco

178 – Vinícius de Oliveira Botelho

179 – Vitor Pereira

180 – Walter Novaes


181 – Wilfredo Leiva Maldonado
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