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EcoSport XLT FreeStyle 1.6

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ECOSPORT 2008 - O que era bom ficou ainda melhor na nova versão

Fernando Siqueira – Editor de Autos & Motores

A Ford caprichou nos ajustes que promoveu no EcoSport modelo 2008: suspensões, freios, portas, mantas nas caixas de rodas, novos elementos de fixação de painéis de portas e bancos etc, sem falar nos aprimoramentos de ordem estética, com área de concentração na parte frontal, que deixaram o veículo  mais atraente e agradável.

Autos & Motores testou o veículo, um dos maiores sucessos de comercialização já experimentados no Brasil, que ganhou, de pronto, a simpatia do mercado nacional, notadamente das mulheres.

A versão testada foi a FreeStyle 1.6 XLT. Agradou muito. Apenas recomendamos que a Ford inclua, pelo menos como itens opcionais, freios ABS, air-bag duplo e apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central (para o passageiro do meio).

A posição elevada de dirigir é um dos pontos que agrada a todos, inclusive a este editor. O painel, de plástico duro, foi usado em grande parte do interior do EcoSport, transmitindo robustez. A alavanca de marchas é bem posicionada e os engates são prontos, macios e precisos. O recurso utilizado pela Ford Motor Company Brasil de encurtar as relações de transmissão das primeira e segunda marchas, melhorou muito as arrancadas e retomadas de velocidade. As demais permaneceram mais longas, objetivando a diminuição do consumo.

A visibilidade do “Eco” é algo notável e seus retrovisores externos excelentes. Os bancos, no entanto, poderiam ser mais macios e anatômicos. A boa altura do solo permite trafegar em piso ruim.

Desempenho

O carro que testamos tinha motor 1.6 Flex, que oferece melhor desempenho quando alimentado com álcool, embora seu consumo aumente em relação à gasolina.

Avaliação

O acabamento da carroceria do EcoSport é bom; o vão do motor abriga reservatório de partida a frio com capacidade de 700 ml. É de fácil acesso e o sistema tem luz espia no quadro de instrumentos, a fim de indicar quando está vazio. O motor preenche todo o vão. Há isolantes acústicos no capô e no painel de fogo, proporcionando resultado mui-to interessante.

O nível interno de ruídos é bom: poderia ser melhor. Por outro lado, a suspensão do modelo testado proporcionou uma ótima estabilidade, com destaque para o conforto de marcha, com qualquer número de ocupantes. A direção tem regulagem de altura, com ótimo curso. Gostamos do diâmetro de giro em manobras apertadas e a velocidade do efeito retorno. A precisão na reta e em curvas é muito boa. O sistema é assistido hidraulicamente, com cargas bem definidas para o uso misto. Os freios, apesar de não serem ABS, apresentaram ótimo comportamento no uso misto, com reações muito equilibradas e excelente sensibilidade do pedal. Não ocorreu superaquecimento e o freio de mão atuou de forma pronta e precisa. A vedação é ótima contra poeira e água.

Ergonomia
 
O banco traseiro do EcoSport tem altura boa e bons assento e encosto, que apóiam bem as costas e as pernas. A tampa traseira é ótima e muito bem posicionada, facilitando o embarque e desembarque de bagagem. A Ford poderia melhorar a acomodação do passageiro do centro do banco traseiro: ele é incomodado pelo túnel central e o aro do volante (achamos este muito fino). Nota 10 para os comandos dos vidros. No que concerne ao painel, o mesmo fica um pouco afastado, exigindo esforço quando desejamos acessar os comandos.  Os pedais têm ótima altura, o que falta à alavanca do freio-de-mão.

Nota final: 9,2

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