segunda-feira, 13 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Ecovila em Pium e Feira de Orgânicos na UFRN

- Publicidade -

Ecovila
Neto de agricultores, o paulista Pedro Quilles se estabeleceu há 19 anos em um sítio em Pium, no RN, a que deu o nome de Ecovila Pau-Brasil. É do solo fértil desse sítio que ele extrai tudo que sua mulher, a chef Larissa Batista, utiliza para preparar as comidas do Restaurante Magias da Terra, Alimentação Vegetariana, Vegana e Viva, que funciona no local.

#SAIBAMAIS#Os produtos são preparados com o mínimo de processamento para não alterar o seu estado natural. Também não são usados açúcar branco, farinha de trigo branca, alimentos multiprocessados, óleo de soja, gordura hidrogenada, ovos, lactose, margarinas, corantes, conservantes, adoçantes artificiais nem aditivos.

Além de abastecer o restaurante, uma parte da produção da Ecovila ainda é comercializada na Feira Agroecológica da UFRN em forma de produtos artesanais, integrais e orgânicos, como pães integrais, licores, geleias, cucas, rosquinhas, pastéis assados, brownie vegano, mini-bolinhos de frutas, cookies, patês, molho pesto e outras guloseimas do cardápio da sobremesa.

Do tamarindo, por exemplo, eles fazem o suco, o doce, o licor, chutney, polpa e sorvete. A semente é aproveitada como matéria prima para artesanato, bijouterias e adereços; enquanto as cascas servem de composto orgânico para adubar as plantações na Ecovila.

 O restaurante também tem serviço de entrega – o Delivery Saudável, que funciona da seguinte forma: toda terça, é publicada no blog ecovilapaubrasil.blogspot.com.br a lista de produtos da semana. Os pedidos podem ser feitos até quarta e são entregues no máximo até sexta. Pedro Quilles e Larissa Batista atendem clientes em Natal e em vários municípios da Grande Natal. Pra saber mais, é só ligar para o número (84) 3237 0093.

É dia de feira
Todo sábado, bem cedinho, por volta das 5 horas da manhã, a arborizada área ao lado do anfiteatro da UFRN recebe dezenas de produtores, vindos de vários municípios do RN, para a Feira Agroecológica, onde é possível comprar produtos orgânicos fresquinhos – mel, geleias, pães, biscoitos, frutas, legumes, verduras, entre muitos outros itens.

Mas é preciso estar de pé cedo pra não perder, pois depois das 8h já não tem mais nada no local. Realizada com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN, a feira tem pelo menos quatro anos e segue o princípio da solidariedade e autogestão, com os próprios produtores cuidando dos negócios. A finalidade principal é orientar as pessoas para um consumo saudável e consciente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas