Edição de 50 anos dos Jerns é adiada

Publicação: 2020-05-22 00:00:00
No ano em que iria comemorar 50 anos, um dos eventos esportivos mais tradicionais do Rio Grande do Norte e do Nordeste será cancelado. Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), não vai acontecer em 2020. A informação foi confirmada ontem pelo subsecretário de esportes, Francisco Canindé de França, ao programa Tribuna Esporte, da Jovem Pan News Natal. Para substituir o Jerns, etapas festivas nas cidades estão sendo avaliadas.

Créditos: Alex RégisA competição de 2019 foi realizada com sucesso no estado e a presença de muitos participantesA competição de 2019 foi realizada com sucesso no estado e a presença de muitos participantes


De acordo com o gestor, a situação da pandemia de coronavírus não permitiu que a Coordenadoria de Desportos do RN (Codesp), conseguisse organizar os jogos em 2020. Após decreto da governadora Fátima Bezerra, as aulas no RN estão suspensas até o dia 31 de maio.

"Considerando que os eventos esportivos, modalidades, tem presença e participação e promovem aglomerado de pessoas: atletas, técnicos, profissionais. Este ano, teríamos a comemoração dos 50 anos dos Jerns. Com o surgimento da pandemia, não temos condições, por recomendações de ordens de saúde e de segurança do ponto de vista epidemiológico, tudo isso indica que não teremos condições de realizar a grande festa alusiva e comemorativa aos 50 anos do Jerns no RN", disse Canindé de França. A festa prevista para este ano, portanto, ficaria para o ano que vem, segundo o gestor.

Historicamente, os Jerns são constituídos de etapas regionais nas 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc) espalhadas por cidades do Estado. Após isso, a competição aglutina os principais vencedores em Natal. Em 2019, por exemplo, foram 27 modalidades e mais de 14 mil atletas na fase final dos Jerns na capital potiguar.

A ideia da pasta, nesse caso, é promover edições festivas nas regionais do Estado. "Vamos fazer adaptações. Vamos realizar os jogos por Direcs. Vamos realizar os festivais regionais. Claro que com as medidas de segurança e no momento próprio e adequado. Estamos tecnicamente preparados, do ponto de vista da logística e da construção, para que os jogos sejam realizados nas Direcs, preferencialmente município a município, que serão denomnados regionais", comentou. As mesmas medidas serão adotadas para o paradesporto.

Com relação aos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (IX Juverns), que classificam para a etapa regional Nordeste, que consequentemente leva os estudantes aos Jogos Escolares da Juventude, a definição recebida pela Secretaria de Educação por parte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi de que as regionais já foram suspensas e as modalidades coletivas foram retiradas do calendário. "Até o final de junho o COB vai se pronunciar no sentido se vai manter a competição em 2020 ou não", completou.




Leia também: