quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Eduardo Azeredo deixa a cadeia em Minas Gerais

- Publicidade -

Belo Horizonte (AE) – O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo deixou nesta sexta-feira, 8, a prisão, beneficiado pela mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou o fim da execução de pena após condenação em segunda instância. A defesa pediu a expedição do alvará de soltura imediata do ex-governador sob o argumento de que sua condenação não está transitada em julgado. O alvará de soltura foi expedido no mesmo dia pela Vara de Execuções Penais do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

#SAIBAMAIS#Azeredo foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em abril de 2018 a 20 anos e um mês de prisão pela participação no chamado “mensalão tucano”, esquema de desvio de recursos de empresas públicas estaduais, como o então Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), para o financiamento de campanha à reeleição do então governador tucano em 1998, disputa em que ele foi vencido pelo ex-presidente Itamar Franco.

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), Azeredo foi um dos principais beneficiados no esquema. Ex-presidente do PSDB, Azeredo se desfiliou do partido em maio deste ano. O ex-governador estava preso desde 23 de maio do ano passado em um batalhão do Corpo de Bombeiros na zona sul da capital mineira. Ele deixou o prédio no início da noite de ontem sem falar com a imprensa.

O advogado de Azeredo, Castelar Neto, disse que a saída do ex-tucano era esperada após o novo entendimento do STF. “Preservou-se a garantia constitucional da necessidade do trânsito em julgado”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas