sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Eduardo Leite recebe apoios em Natal

- Publicidade -
Em busca de votos para vencer as prévias internas do PSDB para concorrer a presidente da República  das eleições de 2022, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, passou por Natal com um discurso de pacificação e convicto de que pode sair vitorioso no embate do dia 21 de novembro contra o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-senador tucano do Amazonas, Arthur Virgílio. 
Eduardo Leite afirma que apresenta uma candidatura alternativa aos radicalismos e que pretende concorrer para “construir o futuro”
Ao lado do prefeito de Natal, Álvaro Dias, o governador gaúcho  disse que “tem conseguido agregar muitos apoios no Brasil inteiro e vinha com humildade ao Rio Grande do Norte  para viabilizar vitória nas prévias, não para fazer uma política de mais enfrentamento, de mais radicalismo, mas justamente para ser alternativa ao radicalismo e à divisão profunda que vive o Brasil, de uns querendo destruir os outros”.
Para Leite, com esse “espírito de destruição, perde-se a oportunidade de construir o futuro, discutir as agendas, as pautas que mais interessam à população, o enfrentamento da inflação, da criminalidade, da corrupção e do desemprego, para ser contra, tem de ser contra os problemas e não contra os outros”.
“Não queremos o radicalismo. Queremos ser uma alternativa a isso”, prometeu o governador Eduardo Leite, que acrescentou: “”Nesse espírito de destruição se perde a oportunidade de construir o futuro. Não entro nas prévias contra Dória ou Arthur Virgílio, assim como também não serei candidato a presidente contra Lula ou contra Bolsonaro. Temos que construir uma candidatura de centro e de ser a favor do Brasil. Temos que ser contra os problemas, não contra os outros”.
Apoio 
Durante a programação em Natal, Eduardo Leite recebeu o apoio do prefeito Álvaro Dias e do seu grupo político para as prévias que irão definir quem será o nome da legenda  nas eleições presidenciais do próximo ano. 
O prefeito Álvaro Dias conseguiu reunir, no apoio ao governador do RS, os vereadores de Natal Kleber Fernandes (PSDB), Aroldo Alves (PSDB), Chagas Catarino (PSDB), Nina Souza (PDT), Preto Aquino (PSD), Luciano Nascimento (PTB), Giovanne Peixoto (PTB), Nivaldo Bacurau (PSB), Robson Carvalho (PDT), lideranças comunitárias, correligionários, além de prefeitos, vice-prefeitos e parlamentares de todas as regiões do Estado.
Além do governador gaúcho, também estão na disputa pela postulação ao cargo de candidato do PSDB a presidente da República o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto. A escolha do candidato tucano acontecerá no próximo dia 21 de novembro. Caso haja necessidade, o segundo turno será disputado no dia 28.
Álvaro Dias disse que decidiu apoiar Eduardo Leite nas prévias do PSDB, pois entende que ele é o postulante mais competitivo dentro do partido, bem como ao longo de sua vida pública como vereador e prefeito de Pelotas/RS e agora como governador do Rio Grande do Sul deu demonstrações consistentes de que tem plenas condições de liderar um projeto condizente com as necessidades atuais do Brasil.
Eduardo Leite agradeceu ao prefeito Álvaro Dias pelas palavras, pelo apoio declarado e deixou a mensagem principal de que deseja ser o candidato para quebrar essa polarização existente no cenário político nacional, defendendo a ideia de que o Brasil tem todas as condições de debelar a atual crise, mas para isso precisará passar por profundas reformas e acabar com privilégios.  
“Fiquei muito feliz com a recepção e empolgação que vi aqui em Natal. Saio muito confiante de que iremos vencer as prévias. O apoio do prefeito Álvaro Dias me enche de orgulho, já que ele é um gestor aprovado e tem uma capacidade de aglutinação de apoios muito importante no diretório local. O Brasil atual vive uma dicotomia muito grande e o resultado está ai: Fome, desemprego, fuga de investimentos, inflação, violência em alta e diversos outros problemas agravados. Como governador do meu Estado, assumi em meio a um cenário parecido, mas com muita força de vontade, enfrentando resistências, agindo de forma assertiva e atacando os problemas de maneira eficiente mudamos a realidade local. Apresento o meu nome para fazer o mesmo pelo Brasil. É chegada a hora de uma experiência nova na política nacional e eu, de forma humilde, apresento meu nome e um projeto conciliador, moderno, aberto ao diálogo, respeitando as instituições e preparado para fazer o Brasil voltar a crescer e avançar”, pontuou Leite.
O governador do RS aproveitou a oportunidade, para falar ainda sobre a importância do Rio Grande do Norte nesse processo de recuperação: “O Rio Grande do Norte possui um enorme potencial. O turismo é a principal mola da economia local e aqui temos um potencial imenso. Outro grande polo propulsor de investimento é o de energias renováveis. O Estado é o principal produtor de energia eólica do país e isso representa muito nesse cenário onde o mundo está ávido por energias limpas. Com as decisões corretas, sem dúvidas o futuro do desenvolvimento do Estado passa pelo reforço dos investimentos nesse setor que é estratégico para o país”, finalizou.
Álvaro diz que tendência é não concorrer 
Com seu nome cotado como pré-candidato a governador do Estado nas eleições de outubro de 2022, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) tem cinco meses – até abril – para decidir se deixa cargo e, assim,  enfrentar nas urnas a governadora Fátima Bezerra (PT). Mas, ontem, na recepção ao governador gaúcho Eduardo Leite, que passou por Natal fazendo campanha como candidato às prévias presidenciais do PSDB, Dias declarou que sua “possibilidade real” e que deve confirmar, em breve, “é de permanecer à frente da Prefeitura de Natal”.
O prefeito Álvaro Dias respondia a uma pergunta da TRIBUNA DO NORTE, a respeito de candidatura própria do PSDB ao governo do Rio Grande do Norte, que ele considerou, ainda,  indefinida: “O PSDB deverá participar das discussões sobre quem apoiar como candidato ao governo do Estado, mas não temos uma definição sobre isso”.
Eduardo Leite disse a orientação do PSDB nacional é de “respeitar as decisões dos diretórios estaduais do partido de encaminhar suas decisões”, mas avalia que “é natural e legítimo” o partido  ter candidaturas a governo nos Estados, inclusive no Rio Grande do Norte, onde “é bem estruturado, tem uma bancada importante na Assembleia Legislativa (cinco deputados), cresceu em número de prefeitos e tem o prefeito da capital”.
Então, continuou Leite, “é compreensível e desejável que o PSDB tenha candidato próprio (ao governo), mas essa discussão está em nível local, naquilo que é estratégico para o PSDB e dentro de um projeto político para o Estado, porque não se trata de apenas atender a um desejo do partido”.
Para Leite, os entendimentos políticos de candidaturas majoritárias também passam por outros partidos, “porque não é o futuro do PSDB que está em jogo apenas, mas do que isso, acima de tudo, é o futuro do Brasil”.
Em relação às prévias internas do PSDB, que vai decidir, no dia 21 de novembro, entre Eduardo  Leite, o governador João Doria (São Paulo) e o ex-senador amazonense Arthur Virgílio, quem será o pré-candidato  tucano a presidente da República, Álvaro Dias afirmou que “divergências e discordâncias fazem parte do estado democrático de direito no pais, muito mais internamente no PSDB, que é um partido que sempre soube respeitar a democracia, as ideias divergentes e as opiniões diferentes”.
Álvaro Dias minimizou a divergência com  presidente estadual do partido e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira fazer campanha para o governador de São Paulo. “Claro que que tendo outro grupo que apoia o pré-candidato João Doria ao final de quem vencer as prévias, vai caminhar todo mundo unido, defendendo o candidato do partido”. Dias ainda acrescentou que “partido o nome já está dizendo, é  dividido, mas depois se reúne todo mundo para defender as ideias contidas no programa partidário que está inserido no contexto do PSDB”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas