quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Educação e esportes na Cientec

- Publicidade -

O maior e mais importante evento de divulgação científica do Rio Grande do Norte. É desta forma que a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é definida. “A Cientec é importante para promover uma interação com toda a sociedade potiguar, que acaba por conhecer o trabalho da Universidade a partir do evento”, declara a professora Rita Luzia de Souza Santos, coordenadora geral do projeto há cinco anos, mas envolvida com o evento desde a sua criação em 1995.
Feira de Literatura e Quadrinhos terá palestra de Maurício de Sousa sobre a Turma da Mônica
Para a realização de cada edição da Cientec é necessário um trabalho intenso de 365 dias. “As preparações para a realização da Semana começam quando encerramos a anterior”, relata Rita Luzia.

Neste ano a semana será realizada 22 a 25 de outubro, tendo como tema central “Educação e Esportes” e, mais uma vez, ocupará o espaço da Praça Cívica do Campus.  Segundo a coordenadora, a Cientec sempre traz uma temática contextualizada com a situação social do País, por tal motivo não deixou de lado os protestos sociais e os espetáculos esportivos que neste ano e nos próximos estão entre as principais atrações no calendário de eventos do Brasil. Nesta edição, a professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Eliete Santiago, fará a conferência de abertura, com o tema  “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A Cientec é dividida em três grandes acontecimentos, integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão em vários níveis de educação. A Feira da Cientec, a Reunião Acadêmico-Científica e a Cientec Cultural.

A Feira da Cientec tem as participações das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, com a realização da TRN-Ciência – Feira do Estado e da Secretaria de Educação do Município de Natal, com a realização da Mostra da Prefeitura (M.A.R.C.O.) Outras instituições como a Barreira do Inferno, Sebrae e Corpo de Bombeiros também trazem para a Feira da Cientec suas produções e serviços.

Na Reunião Acadêmico-Científica são realizados eventos Congressos, Seminários, Oficinas, Cursos e exposição de Banners. Ao todo serão quase 200 ações entre palestras, minicursos e mesas-redondas.  Neste ano os banners estarão sendo mostrados em um pavilhão específico dentro do evento e haverá uma premiação especial para os melhores trabalhos.

A tradicional Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que há quatro anos faz parte da programação contará com a presença do jornalista e escritor Maurício de Sousa, que  vai falar sobre os 50 anos de criação da Turma da Mônica, do documentarista e romancista Edney Silvestre, do escritor e crítico literário José Castello, do diretor e dramaturgo Mario Bortolotto e do quadrinista Mike Deodato.

Em números, a 19ª edicação da Cientec  já se mostra grandiosa. Sua organização conta com cerca de 200 estandes que abrigarão 1200 banners, 71 oficinas e minicursos, 55 palestras e mesas-redondas, além de exposições e outros 300 trabalhos envolvendo estudantes da UFRN e outras instituições. A expectativa da organização é que, a exemplo das edições anteriores, muita gente venha participar da Feira. No ano passado, cerca de 100 mil pessoas compareceram à Praça Cívica durante a semana da Cientec.

Tendas serão montadas na Praça Cívica

As ações estruturantes programadas para a Cientec Cultural serão administradas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e coordenadas pela professora Teodora Alves. Espaços serão montados na Praça Cívica e áreas adjacentes para receber as ações de diversos grupos da Instituição que atuam no campo das artes.

O Palco das Artes terá como base o Anfiteatro da Praça Cívica do Campus. Todas as noites no palco do anfiteatro os visitantes da Feira poderão ver apresentações artísticas que incluem música, dança e teatro. A Mostra de Dança ocorrerá no Auditório da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e incluirá apresentações de grupos de dança da UFRN e demais grupos inscritos na Cientec Cultural.

A Mostra de Corais e Música de Câmara acontecerá na Capela do Campus e incluirá a participação de grupos musicais da EMUFRN e demais grupos inscritos na Cientec  Cultural. Próximo à capela será montada a Vila da Cultura, que  receberá exposições de arte popular e apresentações de grupos artísticos populares relacionados aos projetos de extensão da UFRN.

Outros três projetos de extensão da UFRN fazem parte das atrações da CIENTEC Cultural: Polo DEART, Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte e SigaArte na UFRN.

O Polo DEART se constituirá num espaço de encontro e divulgação de ações produzidas no contexto dos Cursos de Artes da UFRN, com a participação dos cursos de Teatro, Dança, Design e Artes Visuais; O Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte, promoverá o encontro entre estudantes de escolas públicas do RN e grupos artísticos da UFRN, por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas; e o SigaArte na UFRN: Arte, Cultura, Qualidade de vida e Meio ambiente”  que estará à frente da divulgação de todas as ações culturais da Semana e promoverá outras do tipo esquetes, isto é, pequenas peças ou encenações teatrais; Células coreográficas; Intervenções com poesias e literatura; Luau no Campus; Exposições de acervos da UFRN; Práticas de Danças circulares; Tai chi Chuan, Yoga, entre outras ações culturais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas