sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Educação faz entrega de comenda

- Publicidade -

O trabalho em prol da educação tem reconhecimento público. Ontem, quatro personalidades e uma instituição que prestaram serviços relevantes ao  município de Natal, na área da educação, receberam do prefeito Carlos Eduardo e da secretária Justina Iva a Comenda Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro. A entrega foi às 19h, em cerimônia realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves. Criada pela Lei nº 5.148, de 22 de dezembro de 1999 e regulamentada pelo Decreto nº 6.589, de 12 de julho de 2000, a comenda é composta por diploma e medalha. Em sua VII edição, contemplou os seguintes agraciados: Lúcia de Araújo Ramos Martins, Luiz Carvalho de Assunção, Marília Ferreira de Melo Nóbrega (in memorium), Sandra Maria Borba Pereira e Núcleo de Educação Sexual.

A Comenda Mérito em Educação foi instituída para homenagear um educador que foi, sobretudo, um mestre, destacando-se pelas suas qualidades pessoais, por suas múltiplas competências, pelo seu jeito de ser: Waldson Pinheiro, pernambucano de Caruaru, licenciado em Filosofia, Línguas Estrangeiras, Lingüística, Literatura e Política.

Waldson Pinheiro foi professor de 1º, 2º e 3º graus, ensinando várias disciplinas, dentre elas: Português, Inglês e Latim. Foi Diretor Adjunto no Centro de Treinamento do Nordeste (Cetene), Membro do Conselho Estadual de Educação, Chefe de Gabinete do Reitor e Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Membro de Banca Examinadora em concurso para professores universitários, Membro Del Consílio General Del Union Mundial pro Interlíngua Holanda e Secretário Municipal de Educação do Natal. Como político partidário, foi presidente do PDT, candidato a prefeito do Natal por duas vezes e presidente do PSB.

Escreveu várias obras: Itacirica – a pedra que pensava (Prêmio Mobral de Literatura); Interlíngua – instrumento moderne de communication international; Dicionário Português – Interlíngua; Como Fazer Boa Política – em parceria com o Dr. Hélio Vasconcelos; Coletânea de poemas; escritos diversos; Tradução para interlíngua de Vidas Secas de Graciliano Ramos; O que é Interlíngua – a questão da língua internacional; e Operação Virgílio – romance policial.

Waldson Pinheiro foi professor de 1º, 2º e 3º graus, ensinando várias disciplinas, dentre elas português e latim.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas