Eleições 2020

Publicação: 2020-08-12 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Com ou sem Covid-19, as eleições municipais deste ano vão tomando corpo. O calendário eleitoral entra neste mês de agosto numa fase de definições e cumprimento de prazos.  No próximo sábado (15) é o último dia para que partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos.

No domingo, está permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet; comícios; distribuição de material gráfico. Já a propaganda gratuita no rádio, e na televisão, tem início só em 28 de agosto.

Começo do fim 
A Petrobras recebeu do Ibama a Licença de Operação da atividade de descomissionamento do campo de Biquara, na Bacia Potiguar. O descomissionamento é a medida que a empresa toma quando a unidade deixa de ser lucrativa, sendo parte do processo de encerramento e desativação.

O Campo de Biquara, descoberto em 1992 e desativado desde 2013, compõe a lista com 18 unidades que a Petrobras prevê descomissionar até 2024.

“Sonho meu”
O deputado Alberto Dickson (Pros) está convicto de que a capital potiguar tem chance de se transformar em um “case de sucesso para o mundo”, devido ao tratamento precoce adotado pela Prefeitura do Natal no combate ao coronavírus. ‘”Natal é case de sucesso para o mundo com o tratamento precoce com Ivermectina”, defendeu Albert ontem no parlamento estadual. 

Ação popular
O parlamentar, que também é médico, revelou ainda que consegui 20 mil assinaturas em ação popular pedindo a Anvisa a liberação sem receita do medicamento. 

Aulas Presenciais 
O presidente Ezequiel Ferreira de Souza tem pela frente mais uma ação delicada para discutir com a governador Fátima Bezerra. Ontem, o parlamentar recebeu representantes das escolas particulares do Estado que pedem apoio da Casa para retomada das aulas presenciais.  Ezequiel prometeu abrir o diálogo com a governadora. 

25% das Escolas estão fechadas
As escolas particulares querem o retorno das aulas presenciais e argumentam:  “O Conselho Nacional de Educação já aprovou a retomada das aulas presenciais nas instituições privadas antes das públicas”, reforçou Cristine Cunha Lima Rosado, diretora pedagógica do Centro de Educação Integrada - Romualdo Galvão. 

As aulas presenciais no Estado estão suspensas desde março, quando foi emitido o primeiro Decreto nesse sentido. Ainda não há uma previsão, por parte do Governo do RN, para retorno das aulas. 

Torcida contra 
O deputado Sandro Pimentel (Psol) passa a brigar na justiça pelo direito de manter seu mandato dado originalmente por 19 mil norte riograndenses. O parlamentar vai precisar de muita fé e reza para fazer a justiça eleitoral aceitar seus argumentos de que um erro técnico não deve inviabilizar o voto soberano. 

Flaming Pie
Já está disponível a versão digital da reedição do álbum “Flaming Pie”, de Paul McCartney. O lançamento faz parte do “Paul McCartney Archive Collection”, um projeto de relançamento dos trabalhos da carreira solo do artista e dele à frente da banda Wings.

O de Flaming Pie também é inspirado em uma piada de John Lennon, que afirmava ter inventado o nome do grupo após ter tido a visão de um homem em uma torta em chamas.

Xuxa Xou 
A apresentadora Xuxa Meneguel convidou a cantora Rita Lee para gravarem vídeo em defesa dos animais e da Amazônia, que será transmitido no telão durante a turnê Xuxa Xou, em setembro. 

Privatização de Parques 
O governo federal iniciou o processo de privatização dos parques nacionais de Brasília, no Distrito Federal, e de São Joaquim, em Santa Catarina, hoje geridos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O governo diz que a ideia é “otimizar” o uso de recursos públicos. 

Desconhecida?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não vai recomendar a vacina da Rússia contra o coronavírus, até que tenha acesso aos dados da pesquisa que avalia sua eficácia e segurança.

Eles podem comemorar...
>Comemorações virtuais na família de Ilka Lira e Moises Medeiros, do Restaurante Farofa D’água, com a chegada dos netos, os gêmeos Artur e Heitor, filhos de Larissa e Jimmy Capistrano, na segunda-feira (10).

>A Câmara Municipal do Natal concedeu, por sugestão do Vereador Sueldo Medeiros (PROS), o título de cidadão natalense ao dono do supermercado Nordestão, Manoel Etelvino de Medeiros. O homenageado nasceu em Cruzeta, em 1942, é administrador e farmacêutico, exerceu vários cargos de direção nos 48 anos de empresa.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.