quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Eleição para procurador geral de justiça terá três candidatos

- Publicidade -

A eleição para Procurador Geral de Justiça acontecerá apenas em abril, mas os prováveis candidatos começaram a mobilização de campanha. Já se declararam na disputa o promotor de Defesa do Consumidor, José Augusto Perez, a promotora de Defesa do Idoso, Iadya Gama Maia, e a procuradora Valdira Câmara. José Augusto se lança como o candidato da situação, Iadya Gama se define “não como oposição, mas como opção”, já a procuradora Valdira sai como uma “terceira força” para o pleito.

A eleição para Procurador Geral de Justiça ocorrerá na primeira quinzena do mês de abril. Entre promotores e procuradores estão aptos a votar 193 pessoas. A comissão de eleição só será nomeada 20 dias antes do pleito, que ainda não tem data definida.

No entanto, a indefinição de data não interfere no clima de disputa que já há entre os promotores e procuradores. O promotor de Defesa do Consumidor, José Augusto Perez, nega que o bloco da situação esteja rachado, já que a procurada Valdira Câmara decidiu também ir para disputa. “Estamos unidos. O que houve foi que Valdira seria candidata a vice na chapa da promotora Zenilde (Zenilde Alves), que terminou desistindo da disputa. E o grupo resolveu lançar meu nome”, explica o promotor.

A procuradora Valdira Câmara também evita falar em “bloco da situação”. Ela disse que se lançou candidata porque como a promotora Zenilde, que seria a titular, desistiu, ela como substituta e como uma pessoa que estava engajada, resolveu continuar na disputa. Longe da discussão se a “situação”, que tem como líderes o ex-procurador Geral Fernando Vasconcelos e o atual José Alves, estaria ou não rachada, corre pelo lado a promotora de Defesa do Idoso, Iadya Gama Maia. “Não sou oposição, minha candidatura é uma opção”, destaca Iadya Gama Maia.

 No discurso das propostas, os três candidatos parecem também partir em “comunhão”. José Augusto Perez defende uma maior valorização dos promotores de Justiça e um diálogo mais próximo da Procuradoria Geral com os membros do MP. “Vamos buscar uma maior valorização dos servidores e uma atuação serviço extra-judicial”, destaca José Augusto. A atuação “extra-judicial” a que ele se refere é o trabalho na Defesa do Consumidor, Defesa do Patrimônio Público e Meio Ambiente. O promotor também defende o fortalecimento do Grupo de Atuação Especial na Repressão ao Crime Organizado, que até então estava sendo coordenado por ele. Mas José Augusto pondera que o momento ainda é de elaboração de propostas, conversa com os “pares” para identificar as necessidades.

A maior atuação extra-judicial também é defendida pela candidata Valdira Câmara. “O que queremos é aprimorar a área extra-judicial que é uma preocupação hoje nacional”, destaca a procuradora.

Na linha da “oposição”, o discurso de Iadya Gama tem um tom mais crítico. Ela garante que, se eleita, dará uma nova gestão ao Ministério Público. “Vamos fazer o Ministério Público ser mais eficaz e mais aparelhado. Num caso com o esse do grupo de extermínio (formado por policiais) o Ministério Público não tem um sistema de informação. Vamos ter o Ministério Público com uma atuação mais sistemática”, destaca Iadya Gama. Ela também promete que fará uma gestão participativa.

Em comum, os três candidatos tem a larga experiência como membro do Ministério Público. A procuradora Valdira Câmara tem 21 anos no MP, sendo 14 como promotora de Justiça. O promotor José Augusto Perez completa 16 anos de Ministério Público e a promotora Iadya Gama está com 12 anos de trabalho no MP. Encerra a eleição, o Ministério Público encaminha à governadora uma lista tríplice com os nomes pela ordem da votação. Tradicionalmente, o governo respeita o resultado das urnas e nomeia o mais votado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas