sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Eleitores do RN querem prioridade para a saúde

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas
Repórter

O Rio Grande do Norte é o Estado nordestino onde a população têm maior preocupação com a saúde. Em solo potiguar, 70% das pessoas citaram esse problema como o principal desafio a ser enfrentado pelo poder público. O percentual foi revelado por pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, no projeto “Retratos da Sociedade Brasileira: problemas e prioridades do Brasil para 2014”.
Problemas na rede pública de saúde foram apontados como o maior desafio para o poder público na pesquisa do Ibope
Os números potiguares ficaram acima da média nacional. No país, 58% das pessoas citaram a saúde como o principal problema e 49% disseram que as ações para esse segmento devem ser prioridade para este ano. Uma grande mostra disso é que em todos os Estados a saúde foi escolhida como a prioridade número um, mas no Rio Grande do Norte o percentual se sobressai da média nacional.

A segurança pública é apontada como o principal problema por 50% dos potiguares e 40% elegeu a educação. A pesquisa do Ibope foi feita com respostas com mais de uma escolha.

O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte analisou que o resultado aponta para a situação que vive o Estado no momento. “Os números da pesquisa mostram como a população está vendo a saúde, educação, segurança, as drogas, que são questões que afetam particularmente o Rio Grande do Norte”, disse o professor, chamando atenção que os índices também têm estreita relação com a administração estadual. “São os aspectos (mostrados pela pesquisa) onde o Governo Rosalba vai pior e a população aponta como os principais problemas do Estado”, destacou.

#SAIBAMAIS#Antonio Spinelli avaliou que a saúde e segurança se mostram os gargalos do Governo Rosalba. “As drogas (apontadas como principal problema por 30% da população) têm relação com a segurança e é uma questão em âmbito nacional”, observou, chamando atenção que uma grande difusão do consumo de droga atinge em muito a periferia das cidades, com um agravante social. “É algo (a questão das drogas) que remete para desigualdade social e um problema nacional que se reflete no Estado”, completou.

Regiões
Na estratificação por região, os nordestinos lideram a citação de que a maior preocupação é com a segurança pública. 47% deles citaram o problema, enquanto no Centro Oeste foi 41%, no Sudeste 39%, no Norte 35% e apenas 28% da população do Sul citou a segurança como o principal problema.

Outro número que surpreende é o percentual de nordestinos que citou o custo de vida como o principal problema. Apenas 5% da população da região afirmou ser esse o principal problema. No Sul, o percentual é de 15%.

Na geração de emprego, o Nordeste é a região que tem a população mais preocupada com o problema. 15% dos entrevistados disseram que a geração de emprego é o principal problema. No Norte o percentual foi de 13%, no Sudeste 8%, mesmo percentual do Centro Oeste e no Sul apenas 6%. Entre todas as regiões, o Nordeste é a que possui o menor percentual na preocupação com a corrupção. Enquanto no Sudeste 28% da população se preocupa com o problema, entre os nordestinos o percentual é de apenas 21%.

Esses problemas não são novos e devem ser priorizados não só por esse governo, como também pelos próximos. Não são questões de solução fácil e que possam ser resolvidas no curto prazo”, afirma o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas