quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Eleitos no RN devem ser conhecidos por volta das 20h

- Publicidade -
O Tribunal Regional Eleitoral estima que, se tudo ocorrer dentro da normalidade, por volta das 20h os potiguares já conhecerão os eleitos para o Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa; e se haverá 2º turno para o Governo do Estado. Ao todo, 2,55 milhões de eleitores estão aptos a votar para eleger governador, senador, deputados estaduais e federais, além de presidente da República no Estado. A eleição no RN tem orçamento de R$ 10,2 milhões. 
Cornélio Alves afirma que candidatos e partidos políticos podem projetar resultados antes da estimativa inicial
#SAIBAMAIS#O resultado da votação em 100% das urnas é previsto para ser encerrado e anunciado por volta das 21 horas, conforme os dados que forem sendo divulgados, oficialmente, no sistema de apuração online do Tribunal Superior Eleitoral, informa o presidente da Corte Regional, desembargador Cornélio Alves, admitindo que os candidatos e partidos políticos já possam conhecer os resultados bem antes, depois que as urnas comecem a ser recolhidas a partir das 17 horas, horário do encerramento da votação. 
“No momento em que sai impresso o Boletim de Urna, entregue aos representantes de partidos, é comum alguém já mandar informações, porque alguns partidos organizam suas centrais de apurações paralelas”, explicou o desembargador.
As eleições deste ano no Rio Grande do Norte contam com 526 candidatos a cargos eletivos, sendo nove a governador e dez candidatos disputando uma cadeira de senador da República.
Em relação ao pleito proporcional são 187 candidatos a oito cadeiras de deputado federal, o que dá 23,38% candidatos por vaga. Para deputado estadual são 320 candidatos disputando 24 cadeiras, ou seja, são 13,33 candidatos por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Os eleitores potiguares também votam para eleger o presidente da República e ainda o vice-governador e dois suplentes de senadores, que integram as chapas majoritárias.
Dados da TRE também mostram afora os serventuários da Corte e das 60 Zonas Eleitorais de Natal e mais 166 municípios  do interior, vão atuar nas eleições quase 35 mil colaboradores nas 7.674 mesas receptadoras de votos, espalhadas em 1.514 locais de votação, que recepcionam 8.006 seções eleitorais. A própria Corte conta com reforço de pessoal, sendo que 279 auxiliares vão atuar até o dia 04 de novembro e outros 121 como reforço na véspera e dia do pleito, no primeiro turno e no segundo, se houver.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas