sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Eletrobras reivindica autonomia

- Publicidade -

Rio – O presidente da Eletrobras, Aloísio Vasconcelos, entregou ontem  ao ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, a minuta das mudanças na holding  estatal de energia elétrica, dando mais autonomia para as suas operações, transformando-a  na “Petrobras do setor elétrico”, conforme definiu o presidente Lula em pronunciamento  na semana passada. O projeto definitivo deverá ficar pronto no dia 20 de dezembro.  “O objetivo é flexibilizar as operações da Eletrobrás. Hoje, até para comprar  um computador eu preciso de seis meses de processo”, ilustrou Vasconcelos.  Vasconcelos disse proporá que o governo venda parte das ações da companhia e  que os recursos sejam direcionados à própria empresa, para novos investimentos. 

Atualmente, a União detém 46% do capital da Eletrobras, outros 12% estão em  poder da BNDESPar, além de outros 8% em poder de outros órgãos do governo, restando  34% para o setor privado. A intenção é montar uma estrutura semelhante à da  Petrobras, onde a União controla a empresa por meio das ações ordinárias, com  as ações preferenciais sendo vendidas a outros investidores.  Vasconcelos não sabe se essa venda será feita através de forma pulverizada,  como ocorreu com a Petrobras. “Isso será definido posteriormente”, ressalvou. 

A flexibilização das operações da Eletrobrás deverá ocorrer também pela permissão  de contratação de novos financiamentos, além da formação de Sociedades de Propósito  Específico (SPE), com a estatal sendo majoritária no capital.  A Eletrobrás tem patrimônio líquido de R$ 77 bilhões e um índice de endividamento  de apenas 7%. “Podemos captar recursos para alavancar os investimentos que o  setor elétrico precisa”, enfatizou.

“Hoje para qualquer operação financeira,  a Eletrobras depende de autorização de vários órgãos do governo”, complementou.  Através de SPE a empresa poderá investir mais, sem comprometer as metas de superávit  primário, definidas pelo governo federal. Assim como as SPEs da Petrobras, esses  novos empreendimentos ficariam fora desse controle. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas