terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Em 7 dias, casos de Covid-19 no RN aumentam 184%

- Publicidade -
Ícaro Carvalho
Repórter
Os casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Norte cresceram 184% em uma semana. No dia 1º de abril, o Estado registrava 92 casos da doença em 14 cidades. Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) nesta quarta-feira, 8, o Estado já registra 261 casos em 22 cidades. São 11 óbitos confirmados, incluindo um bebê  pré-maturo em Natal, oficializado nesta quarta-feira, 8. Com cinco dias de vida, o bebê é a pessoa mais jovem do Brasil a morrer pela doença.
Crescimento dos casos confirmados colocaram o Rio Grande do Norte em estado de Atenção, conforme ranking do Ministério da Saúde
Dos 261 casos confirmados, quase metade deles está localizada em Natal, com 112 registros. As cidades de Mossoró (63) e Parnamirim (30) são as outras duas com mais exames positivos para a Covid-19 no Estado. Completam a lista as cidades de Açu, Apodi, Areia Branca, Baía Formosa, Caraúbas, Carnaubais, Ceará-Mirim, Extremoz, Luís Gomes, Macaíba, Monte Alegre, Passa e Fica, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Pedro, Taipu, Tenente Ananias e Tibau. 
Segundo o boletim, o Rio Grande do Norte conta ainda com um total de 2.619 casos suspeitos e 991 descartados. Dos 261 confirmados, 249 casos são de pacientes que moram no RN e outros quatro são de pessoas residentes em outros Estados brasileiros, mas que fizeram o teste no Rio Grande do Norte. Oito casos ainda estão em investigação para definição de município de residência.
Em reportagem publicada na edição impressa desta quarta-feira, 8, a TN mostrou que os casos de coronavírus em cidades do interior do RN aumentaram nos últimos 17 dias, saindo de quatro casos confirmados, no dia 21 de março, primeira vez em que o boletim registrou pacientes infectados no interior, em Parnamirim (3 casos) e em Mossoró (1 caso), para 134 em 21 municípios do interior do Estado. Com o boletim desta quarta-feira, 8, há 137 casos em 22 cidades.
Projeções de casos
Na última terça-feira, 7, a Sesap/RN emitiu uma projeção entre 157 mil e 370 mil infectados com o vírus para os dias 2 e 6 de maio, respectivamente, cenário no qual a rede de saúde pública e particular não teria leitos disponíveis para todos os doentes. Os cálculos foram feitos com base num modelo chamado Mosaic, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
A estimativa da Sesap, de acordo com o especialista em gestão hospitalar Ricardo Volpe, é de 2,1 mil infectados e 12 óbitos na próxima sexta-feira, 10. O quantitativo de mortes, porém, já ultrapassou essa projeção. O número estimado não está se refletindo nos boletins oficiais em virtude da subnotificação. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 8, o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, repercutiu o assunto.
“A subnotificação é uma realidade que precisamos considerar, apesar de que os dados do RN indicam que temos uma quantidade maior de notificações em relação a outros Estados, em função de testagens e outras questões. Mesmo assim, há uma subnotificação muito grande e isso precisa ser considerado”, apontou.
O crescimento de confirmações por coronavírus colocou o Rio Grande do Norte em estado de “Atenção”, segundo classificação do Ministério da Saúde na  segunda-feira, 6. Com taxa de incidência de 7 casos diagnosticados por cada grupo de 100 mil habitantes, o Estado ocupa a sexta posição nacional no ranking de Coeficiente de Incidência de covid-19 no País. A taxa local está acima da nacional, que é de 5,7 por cada grupo de 100 mil habitantes.
Os óbitos no Estado estão localizados em Mossoró (5), Natal (3), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1) e Tenente Ananias (1).
“Por ser o primeiro infantil e recém-nascido precisa de uma investigação mais profunda com pouco mais detalhes e mais critérios. A investigação será aprofundada, particularmente pela caracterização de transmissão que precisamos considerar”, complementou Spinelli.
A Sesap também está investigando ainda outros três óbitos por coronavírus no Rio Grande do Norte. Os casos estão localizados em Caraúbas, Macau e Parnamirim. Outros treze óbitos foram descartados para covid-19 pela vigilância epidemiológica.
Sesap ampliará leitos em Natal e Mossoró
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), colocará em funcionamento na rede pública estadual de saúde 170 leitos para o atendimento de pessoas com sintomas relacionados à Covid-19. A ampliação dos leitos integra as ações do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pela Covid-19.
Em Natal, no Hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, localizado no bairro do Tirol, serão ofertados, especificadamente, 10 leitos de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), 15 leitos semi-intensivos e mais 25 leitos de retaguarda, totalizando 50 leitos. A previsão é que esses leitos entrem em funcionamento nos próximos 15 dias. Já em Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) colocou em funcionamento, na terça-feira, 7, 10 novos leitos de UTI’s dos 20 que serão abertos nos próximos dias.
Além desses novos leitos de UTI’s, o Governo do RN prorrogou, até às 17h do dia 10 de abril, o Chamamento Público Emergencial para implementação e gestão do hospital de campanha, a ser construído na Arena das Dunas, que contará com 100 leitos hospitalares, sendo 53 leitos de UTI’s, 45 leitos de retaguarda e 2 leitos de isolamento, contemplando aquisição de material de consumo, sistema de informação, gestão de pessoas, bem como todos os aspectos à operacionalização do hospital.
Nesta quinta, 9,  o Estado irá atualizar as ações contra a Covid-19 em coletiva de imprensa com Cipriano Maia, secretário de Saúde; Virgínia Ferreira, secretária de Administração;  Ana Claudia Saraiva – delegada geral da Polícia Civil e Cel. Castelo Branco,  Comandante do Policiamento do Interior. 
Veja a evolução dos casos confirmados no RN:

1 de abril
92 casos / 14 cidades
2 de abril
106 casos / 15 cidades
3 de abril
176 casos / 18 cidades
5 de abril
246 casos / 22 cidades
7 de abril
254 casos / 22 cidades
8 de abril
261 casos / 22 cidades
Estado decreta ponto facultativo
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo em todos os órgãos e entidades da administração direta nesta quinta-feira, 9, em virtude da Semana Santa. No dia 10 é Sexta-feira da Paixão, feriado nacional.
A medida, porém, não vale para os serviços de áreas consideradas essenciais, como a da saúde e da segurança pública. As atividades envolvidas no combate ao novo coronavírus (Covid-19) também continuam funcionando normalmente.
Sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração indireta, autárquica e fundacional do RN, cabe aos dirigentes dispor sobre a adesão ao ponto facultativo instituído pelo decreto 29.595, publicado no Diário Oficial do Estado.

Atualizada às 9h12 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas