quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Em alta

- Publicidade -
Os valores da segunda parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foram depositados ontem nas contas das prefeituras.  Essa parcela, comparada com o mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,24% em termos nominais, sem considerar os efeitos da inflação. No acumulado deste mês, em relação ao mesmo período de 2020, o crescimento foi de 88,45%. Os municípios do Rio Grande do Norte receberam, somados, R$ 36,4 milhões. Os valores relativos ao FPM são pagos a cada dez dias (10, 20 e 30). Como em junho a data cai no domingo, o repasse foi antecipado para o primeiro dia útil anterior.
História 
O ex-ministro Henrique Eduardo Alves usou seu Instagram ontem para lembrar que há 51 anos, com 21 anos de idade, foi “escolhido democraticamente na Convenção do MDB como um dos seus candidatos a deputado federal”. Ao todo, foram 11 mandatos. “Assim, eu e Garibaldi, com tantos companheiros, o primeiro e grande Roberto Furtado,fizemos nesses longos anos a nossa Casa do MDB resistir e crescer!”, disse. E finalizou: “Uma luta que continua. Sem ódio e sem medo! Viva o MDB!”
Posse 
A promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira é a nova procuradora geral de Justiça do Rio Grande do Norte. A solenidade de posse no cargo foi ontem. O mandato de Elaine Cardoso como chefe do Ministério Público do RN (MPRN) é de dois anos. Elaine Cardoso é a primeira mulher a liderar o MP-RN. Em virtude da pandemia de covid-19, a solenidade de posse foi realizada no modelo híbrido, com a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ) sendo realizada na plataforma Meet. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do MPRN no YouTube.  
Aprendiz 
A governadora Fátima Bezerra assinou ontem o decreto que institui o programa RN Aprendiz, regulamentando a Lei nº10.783, de outubro de 2020, que tem autoria do deputado estadual Hermano Morais. O decreto reforça a obrigatoriedade da cota de aprendizes por empresas contratadas pelo Governo. A contratação deve atender, prioritariamente, aos adolescentes e jovens residentes no estado, em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Vice 
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (Pros), disse que pretende ser o candidato a vice na chapa pela qual a governadora Fátima Bezerra (PT) deve concorrer à reeleição no próximo ano. Jaime Calado afimrou que tem a intenção de substituir o atual vice de Fátima, Antenor Roberto, na candidatura, durante entrevista à rádio 98 FM. “Ele pode se candidatar também. Já é candidato nato. Mas, na hora H, vai valer a história: vale quanto pesa nesse caso. Não estou fazendo comparação. Eu gosto muito de Antenor. Eu fui um dos que defendi Antenor para vice. Ele sabe disso. É um cara extraordinário. Mas, quando só tem uma vaga, há disputa natural”, admitiu.
Emenda 
Repercutiu nas redes sociais a iniciativa da deputada Natália Bonavides de destinar uma emenda ao Orçamento da União de R$ 100 mil para o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) de uma Universidade em São Paulo. Ou seja, deixou de aplicar o recurso em obras públicas no Rio Grande do Norte e preferiu a instituição paulista. “Existe pelo menos um potiguar desaparecido cujos restos mortais podem estar nas ossadas que foram localizadas na vala clandestina do cemitério de Perus. Essas ossadas, que incluem as de mortos pela ditadura militar, estão hoje localizadas no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense”, tentou justificar a deputada. 
Adiamento 
A despedida do ministro Marco Aurélio Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), foi adiada em uma semana. Ele pediu para permanecer no cargo até 12 de julho, data em que completa 75 anos e é obrigado a se aposentar. Em ofício enviado à presidência do tribunal, Marco Aurélio disse que vai ficar na cadeira até a data limite para reduzir o acervo de processos pendentes ao sucessor. “Faço-a para, em livre manifestação, dedicar-me, até à undécima hora, ao Judiciário e, com isso, diminuir, ao máximo, o número de processos que ficarão, no Gabinete, esperando o sucessor. Assim, em vez de antecipar, aguardarei, em mais uma demonstração de apego ao ofício de servir, como julgar, aos semelhantes, a data-limite de permanência do cargo, a ocorrer em 12 de julho próximo, ao completar 75 anos de idade”, escreveu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas