quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

“Em casa” (do adversário)

- Publicidade -

Encerrada a primeira fase do Estadual 2007, os oito classificados entram numa disputa em que um cochilo pode ser fatal. Quatro times jogam a segunda “em casa”, embora o primeiro colocado – o América, tenha o segundo na casa do seu maior adversário (o “Maria Lamas”). O detalhe leva o líder a uma situação sui generis, que é a de não usufruir de uma das vantagens que é a de jogar a segunda em casa. Na hipótese da decisão reunir América x ABC, o dono do estádio estará em sua própria casa, ou seja, deixando o time rubro no papel de visitante nas duas partidas. Com uma ressalta: é se, em caso de chegar à final, a diretoria do América preferir a decisiva em Mossoró. Os problemas do Machadão acabaram por beneficiar o ABC que, entretanto, culpa nenhuma tem se somente ele construiu seu próprio estádio.

Ação de Graças

Não podia ser diferente. Ainda vibrando com a goleada sobre o São Gonçalo FC, domingo, torcedores alecrinenses, à frente o prof. Normando Bezerra mandam rezar missa de Ação de Graças às 19h na igreja de São Sebastião, pela “salvação” do Alecrim FC. O Verdão estava às portas do rebaixamento, necessitando ganhar por uma diferença de quatro gols, e conseguiu.

Ação (2)

A missa é uma iniciativa da “Fera”, e  com certeza a igreja de São Sebastião receberá inúmeros alecrinenses. Um dos torcedores confessou-me que foram feitas promessas a São Benedito (santo dos aflitos e injustiçados), Santa Rita de Cássia (santa das causas impossíveis) e São Sebastião (santo guerreiro). A outra surpresa foi ex-goleiro Sérgio Maria, substituir Vereador, de última hora, virando herói.

Não é inédito

Apesar de não ser fácil um clube necessitar quatro gols de diferença, o fato não é inédito na história do Estadual/RN. Em 1975, dia 06/04 no Machadão, também jogo válido pelo Estadual, o ABC precisava golear o Ferroviário por uma diferença de sete gols, e conseguiu golear por 8×0, gols de Edvaldo (5), Noé Soares, Antenor e Alberi.

Não é (2)

Para suplantar o time do Potiguar de Mossoró no saldo de gols e trazer pra Natal o jogo da volta, somente uma super goleada salvava o Alvinegro.

Mas, para surpresa geral, os gols foram surgindo um a um, o pernambucano goleador,  Edvaldo, sozinho fez cinco e virou herói. Noezinho, Antenor e Alberi completaram a goleada histórica. Os comentários maldosos surgiram aqui, acolá.

Humor

Os próprios abecedistas estão tirando onda com o “goleador” Adelino. Na página dos recadinhos no site do ABC, um leitor escreve que, enquanto Romário fica a um gol apenas do milésimo, Adelino se aproxima dos mil gols perdidos.

Com o papa

No auge da transmissão de Santa Cruz x ABC, domingo,  após Adelino perder mais uma chance de desencabular, Marcos Lopes sugeria o ABC aproveitar a presença do Papa Bento 16 no Brasil e mandar Sua Santidade benzer as chuteiras do atacante pra ver se afasta tanto azar.

Duralex

País sério é outra coisa. Quem assistiu ao jogo Chile x Brasil, na Suécia observou que, nas invasões do gramado por torcedores mais entusiasmados, os policiais não somente retiravam esses torcedores, mas também os algemavam. Uma vez detidos, responderão processo criminal.

Média de gol

Com tantos gols, a rodada final da primeira fase do Estadual acabou perdendo apenas para a 6ª  rodada, que teve média de 4,0, enquanto a última foi de 3,5 por jogo. A pior foi a primeira, com ridículo 1,8. Elogiável é  o fato de somente terem acontecido três 0x0 em 66 partidas disputadas. Ponto para os goleadores. 

Passagem relâmpago

O repórter George Fernandes, aqui da TN, pescou esta curiosidade: o Guamaré passou apenas 33 dias na primeira divisão. Vale lembrar que o simpático Guamaré entrou bastante atrasado na competição. É o clube de passagem mais rápida na divisão principal da FNF.

154º jogo

Quem me passa os números é o pesquisador  Newton Alves. O jogo de Ferdinando Teixeira domingo em Santa Cruz foi o 154º ele à frente do time do ABC pelo Estadual.  Foi também sua oitava reestréia no Alvinegro. O primeiro jogo do professor FT foi dia 18/04/79.

154º jogo (2)

Mas, incluindo também Campeonato Brasileiro, torneios, amistosos, Ferdinando já esteve à beira do gramado defendendo o ABC 275 vezes. Ao todo, só em Estadual, são 82 vitórias, 30 derrotas e 42 empates, 244 gols pró e 110 contra.

Surpresa

Pouca gente sabe, mas quando a antiga Rádio Poti voltar a operar, dentro de um ou dois meses, será com o nome de Rádio Clube, embora pertencendo à cadeia Associados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas