Em debate, o negócio da gastronomia

Publicação: 2017-01-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma receita que vai além da cozinha: empreender com sucesso na área culinária. Será a questão  debatida durante o I Simpósio Gastronômico da Pipa, a ser realizado nos dias 26 e 27 de maio, no centro de convenções do Hotel Pipa Atlântico. O evento – que é uma ação dos idealizadores do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa -  receberá chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do festival.
DivulgaçãoFestival da Pipa realiza, em maio, o I Simpósio Gastronômico reunindo personalidades do setor, como a escritora Ana Rita Dantas Suassuna, dama da cozinha do SertãoFestival da Pipa realiza, em maio, o I Simpósio Gastronômico reunindo personalidades do setor, como a escritora Ana Rita Dantas Suassuna, dama da cozinha do Sertão

Nomes de peso da gastronomia   nacional vão abordar experiências próprias e também discutir o potencial que as diversas regiões do Brasil oferecem. O objetivo é revelar possibilidades que a gastronomia pode proporcionar para estudantes ou demais interessados em colocar em prática um novo projeto de economia criativa.  “Apesar de ser uma área com muito potencial, principalmente pelo teor turístico, a culinária como negócio ainda é muito pouco discutida na região”, disse Cláudio Freitas, que dirige o festival ao lado de André Rockett.

“Esse evento tem como objetivo mostrar a gastronomia para além da arte de cozinhar em si, mas também como um investimento e uma oportunidade de negócios e empreendedorismo”, ressaltou Claudio. O curador do festival, Paulo Machado, fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia chamado “Food Safari”, uma expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal. Trata-se de uma experiência de turismo ecológico, onde sabores e saberes da região são apresentados de uma forma diferente, possibilitando  a união de várias atividades numa imersão cultural que pode ser adequada a outros cenários.

Outro destaque da programação será a paraibana Ana Rita Dantas Suassuna, prima-irmã de Ariano Suassuna,  e especialista na pesquisa e resgate da comida sertaneja nordestina, também autora do livro "Gastronomia Sertaneja: Receitas que contam Histórias", finalista do Prêmio Jabuti. Também virá  a empresária pernambucana Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campos da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de inspiração (técnica) francesa.
DivulgaçãoO chef Paulo Machado, nome importante no resgate da cozinha do Pantanal, estará presenteO chef Paulo Machado, nome importante no resgate da cozinha do Pantanal, estará presente

O empresário paraense Nazareno Alves, também fará uma palestra sobre gastronomia de raiz, baseado em sua experiência como dono do Point do Açaí, restaurante construído no prédio histórico do Ver o Peso, que serve o açaí com peixe frito e farinha d’água, à moda da terra. Virá ainda Felipe Caran, empreendedor do restaurante Casa do João, em Bonito-MS, um espaço dedicado a gastronomia regional, mas também arte e artesanato decorativo sul-matogrossense.

Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch. Elas trarão novidades do cenário nacional e internacional e o que andam fazendo os chefs, enólogos e baristas da nova geração. Da área acadêmica, contará com Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo; e o chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi. O Simpósio ainda terá Carlos Frederico Domingues, gerente de marketing da São Braz, que falará sobre o case da empresa.

 Na categoria gastronomia e mídias sociais, os debates contarão com profissionais que escrevem em veículos, como Ailin Aleixo (Gastrolândia), Tamyris Roxo (Boccanervosa), Larissa Januário (Sem Medida), Eduardo Farias (gastronomia em Natal) e Carol Galvão (Sem Cebola).

Serviço:
I Simpósio Gastronômico da Pipa. Dias 26 e 27 de maio. Inscrições no <www.festivaldapipa.com.br>

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários