quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Em harmonia para brincar e aprender

- Publicidade -

Criar um espaço voltado para crianças, em que o lúdico e o educativo convivam com harmonia, é o que muitos pais desejam para seus pequenos. Foi também o que desejou a pedagoga especialista em pedagogia infantil Veruska Paiva quando fundou a Escola Passo a Passo em fevereiro de 2006, em Capim Macio. Dez anos depois, o local é uma referência em educação infantil voltada para crianças de até seis anos de idade, incluindo berçário.
Escola Passo a Passo conta com ampla infra-estrutura para receber crianças de até seis anos de idade, oferecendo atividades variadas com equipe multidisciplinar
A escola é equipada com salas amplas, arejadas e bem iluminadas, refeitório, cozinha, brinquedoteca, sala de soninho, sala de psicomotricidade, piscina para  natação, pista de carrinhos, casinha de boneca, horta e área verde com playground. Segundo Veruska, a ideia foi criar um espaço lúdico em que o aprendizado da criança pudesse fluir naturalmente. O berçário crianças de zero até um ano e meio de idade.

A equipe da Escola Passo a Passo é formada por profissionais habilitados e qualificados na área de educação. A escola conta também com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, fonoaudiólogo, odontopediatra, psicomotricista, fisioterapeuta e educador físico. O local tem espaço para receber até 150 crianças.

As atividades educativas contemplam crianças de 1 ano e meio até seis anos de idade. A proposta é que a criança fique em horário integral das 7h30 às 17h30, mas isso é opcional. Veruska ressalta que a Passo a Passo funciona como uma base que a criança adquire antes de entrar oficialmente na vida estudantil. Os pais sabem como esse processo costuma ser difícil para muitos pequenos.

A proposta pedagógica da Passo a Passo é pautada na abordagem sócio interacionista do pensador Lev Vygotsky, numa perspectiva sociocultural. Os estudos de Vygotsky sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, escreveu o psicólogo.

“Através da interação da criança com o meio em que esta inserida, onde o desenvolvimento da linguagem implica na construção e elaboração do pensamento de forma crítica e participativa na troca de relações entre a criança e o outro”, explica Veruska. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

Serviço:
Escola Passo a Passo. Rua Miguel Alcides de Araújo, 1777, Cidade Jardim. Tel.: 3642-2702. Assinante da TN tem desconto de 30% na matrícula.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas