terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Em Natal, 36 mil idosos moram em bairros com casos de Covid-19

- Publicidade -
Ícaro Carvalho
Repórter
Os casos confirmados de coronavírus se espalham pelos bairros de Natal. Até esta quinta-feira, 2, as 56 pessoas infectadas por Covid-19 estavam distribuídas em 11 deles nas zonas Sul, Leste e Norte. De acordo com a plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), os casos de coronavírus na capital potiguar estão localizados em Tirol, Petrópolis, Ponta Negra, Capim Macio, Lagoa Nova, Potengi, Barro Vermelho, Quintas, Pajuçara, Nova Descoberta e Candelária. Neles, moram aproximadamente 36,6 mil pessoas com 60 anos ou mais – principal grupo de risco para a doença.
Pessoas com 60 anos ou mais causam mais preocupação nas autoridades de saúde por, muitas vezes, apresentarem doenças crônicas
No total, a cidade do Natal tem uma população de aproximadamente 139 mil pessoas com 60 anos ou mais, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mais detalhado, por bairro, remete ao ano de 2010, quando a capital tinha 83.566 idosos em seus 36 bairros. Com base nesse quantitativo, calcula-se que aproximadamente 44% da população idosa mora nos bairros com casos registrados de Covid-19 em Natal.
A plataforma do LAIS/UFRN acompanha a disseminação da doença na cidade. De acordo com os pesquisadores, o serviço reúne dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen).
Até o final da tarde desta quinta-feira, o mapa registrava 56 casos confirmados em Natal. Levando em consideração os números do mapa, o bairro do Tirol, na zona Leste, concentrava 22,58% dos casos, isto é, 13 confirmados. Em seguida aparece Petrópolis, com 16,13% do total, com nove casos. Na sequência, Ponta Negra e Capim Macio com 12,9% (sete casos cada) e Lagoa Nova com 9,68% (cinco casos) fecham os cinco bairros com mais registros.
De acordo com o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, não há como pensar em ações específicas para esses bairros. “As medidas que deveriam ter sido tomadas, já foram tomadas no passado, no começo, com a vigilância epidemiológica, por isso que temos esses números. A vigilância trabalhou monitorando todos esses pacientes. O que tinha de ação já foi feita, por isso que o avanço não está na velocidade que as pessoas estavam pensando que ela chegaria”, comentou.
No Rio Grande do Norte, existem aproximadamente 512 mil idosos. Desses, 53,7 mil moram sozinhos. De acordo com as autoridades de saúde, idosos, diabéticos, hipertensos, insuficientes renais e respiratórios são mais vulneráveis e suscetíveis a contrair o novo coronavírus. Os dois óbitos registrados no Rio Grande do Norte, inclusive, são de pessoas que faziam parte dos grupos de risco. Matheus Aciole, de 23 anos, com obesidade, e Luís Di Souza, 61, diabético.
Infecções confirmadas
O número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Norte saltou de 92 para 106 conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). Ao todo, 15 cidades do Estado têm casos confirmados. Outros 2.153 casos são suspeitos distribuídos em 129 municípios.
Os casos confirmados estão localizados em Açu, Apodi, Caicó, Carnaubais, Ceará-Mirim, Luís Gomes, Macaíba, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parnamirim, Passa e Fica, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Tibau. A capital potiguar computa 56. Há ainda três casos que são de pessoas residentes em outros Estados, mas que fizeram a testagem no Rio Grande do Norte. Elas são de Recife, Manaus e Fortaleza. 
Casos em bebê e crianças
Os casos confirmados de Covid-19 no Estado têm idades variadas. Há pelo menos um caso em um bebê masculino com menos de um ano, uma menina entre um e quatro anos e uma adolescente entre 15 e 19 anos. A maior incidência dos casos está em jovens de 20 a 39 anos, somando pouco mais de 60 casos, entre homens e mulheres.
Até o momento, o Rio Grande do Norte registra dois óbitos por coronavírus. Matheus Aciole, de 23 anos, com obesidade, e Luís Di Souza, 61, diabético.Ainda de acordo com o boletim da Sesap, três óbitos são investigados para Covid-19 em Macau, Mossoró e Parnamirim. Outros dez óbitos foram descartados.
Casos confirmados 
Açu: 1
Apodi: 1
Caicó: 1
Carnaubais: 1
Ceará Mirim: 2
Luís Gomes: 1
Macaíba: 1
Monte Alegre: 1
Mossoró: 21
Natal: 56
Parnamirim: 13
Passa e Fica: 1
São Gonçalo do Amarante: 1
São José de Mipibu: 1
Tibau: 1
Fonte: SESAP/RN
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas