Natal
Em Natal, projeto arrecada recursos para fazer almoço para população de rua
Publicado: 11:40:00 - 11/12/2018 Atualizado: 07:47:45 - 12/12/2018
Um dia diferente para aqueles que passam por dificuldades durante todo o ano. É o que propõe o projeto “RN Invisível”, por meio da ação “Natal Invisível”, que busca arrecadar recursos para fazer uma ceia de Natal para pessoas em situação de rua na capital potiguar. A campanha pretende levar a festa natalina para as pessoas invisíveis da cidade, com o objetivo de levar 200 refeições na mesa para 200 pessoas, além de presentes. O almoço está programado para o dia 22 de dezembro.

Cedida
Projeto Natal Invisível, coordenado por Marcel Fernandes, ao centro, quer promover um almoço para pessoas em situação de rua na capital

Projeto Natal Invisível, coordenado por Marcel Fernandes, ao centro, quer promover um almoço para pessoas em situação de rua na capital


Projeto Natal Invisível, coordenado por Marcel Rodrigues, ao centro, quer promover um almoço para pessoas em situação de rua na capital

O coordenador da ação é o paulista radicado em Natal, Marcel Rodrigues, de 28 anos. Ele comenta que a refeição coletiva vai contar ainda com outros projetos parceiros, como o Alma Lavada e o Saúde Solidária, ações que acontecem na capital potiguar que visam promover a dignidade das pessoas em situação de rua. Além disso, uma banda será colocada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, para animar a festa. A ideia é proporcionar um dia diferente e "inesquecível" para a população carente de Natal.

“O pessoal da população de rua não participa dessas atividades, e acho que de todas essas, o Natal é a que eles ficam mais isolados, diferentemente do carnaval, por exemplo. O Natal é a época em que a pessoa fica mais triste, não tem a família do lado. E a gente vai colocar mesa, vai ter palco com uma banda, parceiros de outros projetos, o Alma Lavada, que eles vão tomar banho, outro projeto que é o Saúde Solidária, vai levar médicos, enfermeiros, fazer consulta, trocar de roupas. Vai ser um dia bem bacana”, conta à TRIBUNA DO NORTE.

Para cumprir todos os objetivos, a campanha busca arrecadar em torno de R$ 8 mil. Faltando onze dias para o fim da arrecadação, 38 pessoas doaram R$ 3.010, o que equivale a 37% da meta. As doações estão acontecendo pela internet, por meio de uma campanha de financiamento coletivo. As contribuições podem ser feitas por meio de boleto bancário e cartão de crédito. Segundo Marcel Rodrigues, mesmo caso a campanha não consiga arrecadar todo o valor, o almoço será promovido, mas com uma versão reduzida.

O projeto RN Invisível é uma ONG que busca dar visibilidade às pessoas em situação de rua na cidade de Natal, contando suas histórias e chamando a atenção da população natalense para as pessoas invisíveis na capital. Nas redes sociais, o projeto conta um pouco das histórias daqueles que vivem espalhados pelas ruas de Natal, suas dificuldades e suas esperanças de mudar de vida. Em 2018, o projeto já promoveu ações como o “Cinema Invisível”, que levou moradores de rua para o cinema e o “Criança Invisível”, que proporcionou a pequenos natalenses em situação carente uma comemoração em alusão ao dia das crianças.

SERVIÇO

O quê: Projeto Natal Invisível

Quando: 22 de dezembro, Praça André de Albuquerque, Cidade Alta

Como ajudar: https://www.catarse.me/natalinvisivelrn

Leia também