quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Em protesto, idosos defendem reajustes e fim de descontos

- Publicidade -

Mais de 2 mil pessoas, a  maioria idosos, participaram de uma caminhada na tarde desta sexta-feira (19) pelas ruas do bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. O grupo faz parte do Movimento Unificado dos Idosos Aposentados e Pensionistas (UNA-SE) e da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap), que participam do I Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base, que acontece neste final de semana na capital potiguar. A principal reivindicação da categoria é a votação da PEC 555/06 e do PL 4434/08, que pedem pelo reajuste do benefício da aposentadoria e o fim dos descontos sobre aposentadorias e pensões do serviço público.
Manifestação teve início às 16h30, na avenida Amintas Barros. Representantes de 21 estados do país e do RN estiveram presentes e defenderam a votação da PEC 555/06 e do PL 4434/08 na Câmara Federal
O protesto teve início por volta das 16h30 na avenida Amintas Barros. Representantes de 21 estados do país e do RN estiveram presentes e defenderam pela votação dos projetos. “Hoje, temos 42 mil aposentados do serviço público do Rio Grande do Norte que estão aqui representados. É uma coisa que pode não nos beneficiar agora, mas será muito importante para as próximas gerações do servidorismo público”, explicou Zilberto Silva, presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do RN (Sindap-RN).

A manifestação seguiu pela avenida Senador Salgado Filho som de muito forró e com grupo abordando a população para explicar a pauta de reivindicações. Dentre as participantes, dona Maria Norberta era uma das mais animadas. Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Vestida com as cores das bandeiras do Brasil e Minas, a aposentada de 77 anos falou importância de movimentações como a desta sexta-feira.

“Essa luta está longe de ser só nossa. Vai refletir na frente, quando os jovens de hoje buscarem pelo benefício. É importante que todo o idoso, seja ele servidor público ou não, participe de atividades como as desenvolvidas durante esse final de semana em Natal. Não conseguimos nada sozinhos e esse esforço tem que ser da sociedade como um todo”, disse ela, que participou também das passeatas organizadas nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Segundo Edison Guilherme Haubrt, presidente do Movimento Nacional dos Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas (Mosap), movimentos de massa como o de hoje são importantes para mostrar a força da categoria. “Reunimos um grupo de 2 mil pessoas aqui, com boa participação de idosos do Rio Grande do Norte. Isso só fortalece nossas lutas, mostrando para à sociedade que ainda temos muito o que contribuir”, disse. “Agora vamos nos mobilizar para acompanhar a votação dos projetos em Brasília”, completou ele.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas