quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Em ritmo lento

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe
[email protected]
A indústria brasileira abre o terceiro trimestre em alta, mas continua 6% abaixo do nível pré-pandemia. Pelos cálculos do IBGE, em julho, a produção cresceu 8,0% na comparação com o mês anterior – pelo terceiro mês seguido e acima do esperado. O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa de mercado de ganho de 5,7%, mas o setor ainda não conseguiu eliminar a perda de 27% de março e abril, quando a produção chegou ao seu ponto mais baixo. Na comparação com julho de 2019, a produção voltou a registrar resultado negativo pelo nono mês seguido ao cair 3,0%, o que destaca as dificuldades de recuperação.
HOME
O Governo Federal economiza quase R$ 700 milhões em quatro meses com home office de servidores. No RN a economia também foi considerável, como também em outros estados. Em muitos estados e municípios, o expediente em casa traz outros dividendos. 
Endividamento
As dificuldades das famílias brasileiras continuam crescendo em agosto foi 0,1 ponto percentual em relação a julho puxando pra cima o endividamento, revela a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Subiu ligeiramente em agosto e registra ritmo menor. Entre as famílias mais pobres, contudo, a tendência de crescimento é mais acentuada. No comparativo anual, o índice registrou aumento de 2,7 pontos percentuais.

Atividade
Enquanto o endividamento cresce, a atividade do comércio se recupera. Pelo indicador da  Serasa Experian,a atividade do comércio segue se recuperando e registra alta de 5,2% em julho. O segmento de Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios lidera, com avanço de 16,0%. A variação é menor em relação aos meses anteriores, mas o resultado é positivo e mostra a retomada gradual do comércio.

PRESSÃO
O consumo nem aumentou muito e o setor supermercadista reclama que tem sofrido forte pressão de aumento nos preços de forma generalizada repassados pelas indústrias e fornecedores. Itens como arroz, feijão, leite, carne e óleo de soja com aumentos significativos. A situação preocupa por se tratar de produtos da cesta básica da população. A  saída é oferecer aos consumidores, opções de substituição dos produtos mais caros.
Garantia dos direitos
A reforma administrativa vai respeitar os direitos dos servidores públicos, como se espera e deve ser. As mudanças virão para os próximos concursos, com escalonamento maior de progressão, avaliação de desempenho e remuneração crescente ao longo da carreira, entre outras novidades. A critica que se faz é da pouca abrangência da reforma ao preservar os cargos mais altos e não alcançar todo o Poder Público. Uma proposta de resultados de longo prazo e não de curto a médio prazo como se esperava.
COTAÇÕES
A Bolsa registra nova queda, agora de -1,17%, a 100.721 pontos. O dólar engata a terceira queda seguida a R$ 5,2915, baixa de -1,24% e o barril de petróleo (spot) cai para U$ 41,29, recuo de -0,28%.
SUBSTITUIÇÃO 
Após 62 anos à frente do sindicato da indústria do sal do RN, o empresário mossoroense Francisco Souto Filho, o Soutinho, transfere a presidência ao empresário Airton de Paula Torres, que tem negócios na área salineira de Macau, também com uma longa história no setor.  O vice-presidente é Herbert Júnior, salineiro na região de Mossoró.

PARCERIA

A distribuidora Ale Combustíveis e a Livelo, a principal empresa de recompensas do Brasil, firmam uma parceria para oferecer aos clientes dos postos ALE um programa de fidelidade a partir do acúmulo de pontos nos abastecimentos e aquisição de serviços ou produtos na rede. O consumidor que tiver pontos acumulados no programa também terá direito, a partir deste mês, a descontos de até 50% nos postos participantes.

EMPREGO

O aplicativo, Newcore está chegando a Natal trazendo uma opção de empregos nesse época de pandemia e uma facilidade para o corretor. Ele oferece dentro do pacote um assessoria jurídica e negocial. O corretor tem um escritório completo no telefone. Isso tem feito o sucesso de 3.000 corretores em nove estados.

VAGAS

A BK Brasil, operadora no Brasil das marcas Burger King e Popeyes – rede norte-americana de fast-food especializada em frango – anuncia, oficialmente, a abertura de vagas do Processo Seletivo de Trainee e Estágio para 2021. O processo seletivo será realizado com base na metodologia às cegas. As inscrições serão abertas, priorizando as habilidades comportamentais, a conexão com a cultura da companhia e o perfil dos candidatos.

DIGITAL

O licenciamento de obras em São Paulo passa a ser 100% virtual. Entidades do setor imobiliário doaram o sistema Aprova Digital para a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) e o trâmite para liberar obras passa ser virtual, com a avaliação de todos os pedidos de novas obras e reformas em empreendimentos imobiliários da capital paulista.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas