sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Em tempo de quarentena

- Publicidade -
Para evitar estresse em tempo de incerteza, desenhar, calcular, ler e estimular a escrita para a criançada é uma boa saída. De acordo com Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de atuação na área de educação e atualmente coordenadora do setor pedagógico do Kumon, os estudos não podem ficar de lado, já que após o período de recesso forçado, as aulas voltarão ao normal. Uma atividade legal é separar desenhos para colorir e contornar, que contenham letras do alfabeto e números, por exemplo. A pedagoga explica que a atividade é ótima para aguçar a criatividade, conhecimento, concentração, além de ajudar na coordenação motora das crianças.
Jogos
A garotada gosta de “jogos de memória e concentração”. São sempre divertidos, estimulam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Faça brincadeiras em grupo como: quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez, palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, vôlei, futebol, entre outros. E também de “jogos de conhecimentos gerais”. Adedonha!, Adedanha! ou Stop! é uma brincadeira simples e muito comum entre as crianças e até mesmo entre adultos. “É só desenhar uma tabela em tópicos em um papel para cada jogador. Cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc., e cada linha representa uma rodada do jogo”, explica a pedagoga. O que vocês está esperando?
Curso on-line para alfabetizadores
Professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, além de pais, podem realizar, gratuitamente, o curso disponível em alfabetizacao.mec.gov.br. As atividades ensinam métodos que podem ser utilizados para crianças do 1º e ao 2º ano do ensino fundamental. Os conteúdos servem também como reforço para crianças de idades mais avançadas, especialmente do 3º ano do ensino fundamental. O curso faz parte do Programa Tempo de Aprender, baseado em evidências científicas.
Prudência 
O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação está recomendando prudência por parte das instituições na utilização de educação a distância como substituto da educação presencial. Há a sugestão de que sejam priorizados os guias de estudos para os livros presenciais, especialmente pelas universidades, centros universitários e faculdades que não possuem experiência em EAD.
  
Bett Educar 
Como já era esperado, a Hyve Eventos, empresa responsável pela realização da Bett Educar, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, e em apoio às medidas necessárias à contenção do vírus COVID-19, adiará seu evento, previsto para acontecer entre os dias 12 a 15 de maio de 2020. Sem data para realizar.
Estágio
Os universitários da área da saúde foram autorizados para período de estágio em clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades durante o período de emergência da epidemia de coronavírus. A ideia é convocar alunos de Medicina que cursam os últimos dois anos do curso e alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão no último ano.
Cursos on-line
O SAS anunciou que irá liberar por 30 dias a sua plataforma de cursos em ambiente on-line, visando à alta capacitação de profissionais e pessoas interessadas no uso de técnicas e ferramentas de análise de dados. O objetivo é permitir a capacitação tecnológica em programas, analytics, gestão de dados e outras competências de negócios. Para ter acesso aos cursos disponíveis, o interessado deve realizar um cadastro por meio do link, que dará acesso à plataforma educacional e aos cursos disponíveis por 30 dias. Os cursos são disponibilizados em inglês.
70 anos da TN
Parabéns ao jornal Tribuna do Norte. Sem muito alarde, faz 32 anos que colaboro com o jornal. Uma coisa que aprendi na vida foi subir e descer as escadas da TN e conversar sobre jornalismo e jornalista com alguns amigos da redação. Nunca esqueci quando eu era “correspondente” (ri) em Macaíba, quando descobrimos talentos entre becos e ruas da cidade, dando vida a personagens quase invisíveis que vale livro de recordação. A Tribuna vale muito.  
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas