quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Em uma semana, mortes por Covid-19 crescem 72% em Natal

- Publicidade -
Ricardo Araújo
Editor
Em uma semana, o número de óbitos por Covid-19 em Natal cresceu 72%. Conforme Boletim Epidemiológico Nº 9 da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), obtido com exclusividade pela TRIBUNA DO NORTE, o Município contabiliza 115 mortos pela infecção provocada pelo novo coronavírus até o dia 2 de junho. O número de casos confirmados da doença cresceu, entre os dias 24 e 30 de maio, cerca de 208% em relação à semana anterior. A ascensão numérica da doença fez as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ultrapassarem o limite nominal de atendimento. Somente na UPA do Pajuçara, na zona Norte, os leitos ocupados por pacientes com Covid-19 está 200% acima da capacidade. Não há mais vagas em nenhuma das quatro UPAs espalhadas pela cidade para a doença.
Corpo é retirado de câmara frigorífica mortuária montada no Hospital de Campanha da LIGA
#SAIBAMAIS#Conforme o Boletim Epidemiolígico, em Natal, até o dia 2 de junho, foram notificados 15.044 casos de Covid-19. Sendo 6.635 prováveis; 3.431 confirmados e 4.978 descartados. A incidência de casos confirmados atingiu a taxa de 388,06 para cada grupo de 100 mil habitantes. O mapa de calor com as infecções confirmadas na capital, ao lono deste ano, revela áreas com concentração de casos em todas as zonas do município. Nas  semanas compreendidas entre os dias 17 e 30 de maio, os distritos sanitários Norte e Leste registraram áreas com maior intensidade de casos confirmados. No distrito Leste, o bairro com o maior número de casos próximos foram Rocas e Ribeira. Na zona Norte, o bairro com o maior quantitativo de infecções por coronavírus foi o Potengi.
Dos 3.431 casos confirmados da doença em Natal, a maioria deles se concentra no Distrito Sanitário Sul com o maior percentual de registros (31,50%); seguido do Distrito Sanitário Leste (26,06%); e do Distrito Sanitário Oeste (15,54%). Quando analisado a proporção dos óbitos por Distrito Sanitário, a zona Oeste se destaca com 26,96% dos casos. A curva de casos confirmados de Covid-19 em Natal, indica que houve um aumento de 208% em relação a semana anterior. O comportamento da Covid-19, é predominante no grupo de 20 a 39 anos (39,03%) e entre a faixa etária de 40 a 59 anos (37,65%). Também é notório que não há grandes disparidades quanto ao número de registros por sexo, 53,36% eram do sexo feminino e 46,64% do sexo masculino. Percebe-se que o maior número de óbitos pela Covid-19 é na faixa etária de pessoas com mais de 80 anos”, detalha o Boletim Epidemiológico da SMS Natal.
Os casos confirmados em Natal, por semana epidemiológica, indica áreas quentes de transmissão, em todas as regiões do município na 17º semana. A partir da 18º semana epidemiológica, período que compreende as datas de 26/04 a 02/05, houve grande expansão dos casos da doencça, especialmente nas zonas Norte e Oeste, que são áreas historicamente mais vulneráveis e a alta taxa de transmissão nesses bairros reflete diretamente no uso do serviço público de saúde. “É importante ressaltar, a necessidade de práticas de prevenção acentuadas nessas áreas, para que haja achatamento da curva nessas regiões, bem como, o atendimento oportuno aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o documento. 
Ocupação de leitos
A ocupação dos leitos destinados à Covid-19 na rede municipal de Saúde de Natal aponta que maior parte deles já está ocupada. “Vale ressaltar que a UPA Esperança, UPA Cidade Satélite, UPA Pajuçara, UPA Potengi estão atendendo acima de sua capacidade. Outro fato importante é o do Hospital Municipal que está funcionando com dois ambientes estruturados e com a capacidade de Unidade de Terapia Intensiva, um desses ambientes já está totalmente ocupado e o outro funcionando com 20% dos leitos disponíveis. Dos registros que estão internados, 63,84% estão em unidades de tratamento intensivo e 36,16% estão leitos de enfermaria”, detalha o Boletim.  
Letalidade
Em 39,29% dos casos  registrados no município houve recuperação dos pacientes. A  letalidade da doença está em torno de 3,35% – inferior à taxa nacional que é de 6,8%. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas