terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Em vídeo, Roberto Carlos, Gil e Erasmo desaprovam biografias não autorizadas

- Publicidade -
O grupo Procure Saber formado por autores, artistas e pessoas ligadas à música, divulgou na noite desta terça-feira (29) um vídeo na internet declarando o posicionamento contrário ao projeto de lei que libera biografias não autorizadas. No vídeo, os músicos Roberto Carlos,  Gilberto Gil e Erasmo Carlos defendem o “direito à privacidade e à intimidade”.

“Quando nos sentimos invadidos julgamos que temos o direito de nos preservar e de certa forma, preservar a todos que de alguma maneira não têm como nós temos, o acesso à mídia, ao judiciário e aos formadores de opinião”, disse Gil.

Para Roberto Carlos “não é uma decisão fácil, mas ela passa por um juízo íntimo e julgamos ter o direito de saber o que de privado e particular existe em cada um de nós, em nossas vidas”.

O grupo afirmou também que quer afastar toda e qualquer hipótese de censura prévia. “Queremos sim garantias contra os ataques, excessos, mentiras, insultos e aproveitadores”.

Gilberto Gil afirma que os que desaprovam as biografias não autorizadas nunca quiseram exercer qualquer censura. “Ao
contrário, o exercício do direito à intimidade é um fortalecimento do
direito coletivo. Só existiremos enquanto sociedade se existirmos
enquanto pessoas”.

Os artistas solicitam que a justiça garanta uma maneira de conciliar o direito constitucional à privacidade com o direito fundamental de informação. “Queremos e não abro mão do direito à privacidade e à intimididade, a nossa e os que podem sofrer por estarem ligados a nós”, afirmou Eramo Carlos.

O Procure Saber é liderado pela produtora Paula Lavigne e integrado ainda por artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Votação do projeto

Diferente do vídeo divulgado hoje, Roberto Carlos declarou no domingo (27) ,em
entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que é favorável à
proposta que tramita na Câmara. Roberto conseguiu em anos anteriores #SAIBAMAIS#
proibir na Justiça a comercialização de sua biografia não autorizada.

Líder do PR na Câmara dos Deputados e um dos principais defensores do projeto que acaba com a necessidade de aprovação prévia para publicação de biografias, Anthony Garotinho (RJ), disse que independentemente do apoio do cantor Roberto Carlos, a proposta deverá ser aprovada pelo Parlamento.

O projeto estava pronto para ir a votação na última semana, mas o acúmulo de matérias em pauta impediu que os deputados apreciassem a proposta. Os deputados chegaram a aprovar o pedido de tramitação em caráter de urgência do projeto.

Nesta semana, a pauta está trancada pelo projeto que trata do Marco Civil da Internet e não há previsão para que o assunto seja discutido em plenário.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas