Emoção de Geraldo Melo no Planalto

Publicação: 2019-08-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara

O ex-governador Geraldo Melo teve uma grande emoção, esta semana, no Palácio do Planalto,  em Brasília, ao entrar no Gabinete do Secretário-Adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Geraldo Melo Filho - "Geraldo não chegou a esse cargo por indicação minha, nem sua nomeação representa sinal de prestigio do pai dele".
Geraldinho, mora há anos no Paraná, é economista especializado em economia agrícola e pecuária, reconhecido como um dos técnicos mais qualificados do pais.

BANCADA DISCUTE EMENDAS ESQUECENDO TRANSPOSIÇÃO
A bancada federal do RN já começou a discutir, terça-feira,  as emendas coletivas  para o Orçamento Federal do próximo ano. Embora sem definição de número, o coordenador Rafael Motta (PSB), manteve as seis emendas do ano passado: UERN; Saúde Pública; Segurança Pública; Barragem de Oiticica; Ramal do Apodi; Terminal Turístico da Redinha em Natal.
Uma coisa chama atenção não destinou-se a falta de ênfase nas emendas para as obras de Transposição do Rio São Francisco, programadas para o próximo ano que prometida para esse segundo semestre no RN, por dois caminhos.

CAMINHOS DAS ÁGUAS
1    No primeiro, a água do São Francisco que passa por Cabrobó (PE) deve seguir até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeira (PB), e depois será levada naturalmente pelo Rio Piranhas-Açu até entrar no Rio Grande do Norte pelo município de Jardim de Piranhas, no Seridó. Na sequência, a água deverá ser armazenada na Barragem de Oiticica, em Jucurutu, para depois seguir o curso do rio até ser novamente represada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (maior reservatório do RN), beneficiando dezenas de municípios e milhares de pessoas nas regiões Seridó, Oeste e Central potiguar.
2   Já no segundo o segundo, deve acontecer por meio da construção do chamado Ramal do Apodi, referidio nas emendas, por meio de canais que irão levar a água do reservatório Caiçara, na Paraíba, até a barragem de Pau dos Ferros, no alto Oeste potiguar. Depois, essa água deve seguir até a Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, também beneficiando milhares de pessoas nas regiões do alto e médio Oeste. É nesta região, inclusive, onde ficam as maiores fazendas de produção de melão do estado. O RN é o maior exportador deste tipo de fruta do país.

ROBERTA NA FESTA DE FIM DE ANO DA RIBEIRA
Roberta Sá já confirmou sua presença na edição especial do Projeto Ribeira Boêmia, se apresentando ao lado de João Cavalcanti, programada para o dia 8 de Dezembro.
Como se trata de um domingo, o show começa as 17 hs, no Terminal de Passageiros do Porto de Natal, contando ainda com o Quarteto Linha e o multi-ínstrumentista Yuri Queiroga e a participação da turma do samba presente em todas as audições do projeto.

COCÔ DO PRESIDENTE MOVIMENTA SEMANA
Em menos de uma semana, o presidente Jair Bolsonaro, falou de cocô duas vezes em seus pronunciamentos:
1 - Na sexta-feira, 9, sugeriu fazer  cocô em dias alternados a fim de preservar o meio ambiente;
2 - As segunda-feira, em Pelotas,  disse que fezes de indignas podem atrapalhar licenciamento de obras importantes.

Mais procura que oferta fez Gilmar confidencial
Teorias da conspiração à parte, a falta de divulgação para a palestra do ministro Gilmar Mendes, sexta-feira, na edição especial da Quinta Jurídica, que completava 15 anos foi explicada. A culpa foi a irrevogável Lei da Oferta e da Procura, fundamento do capitalismo. Quando há mais procura de oferta os preços sobem ou o produto desaparece; Como desapareceram as inscrições gratuitas para ouvir Gilmar; para cada vaga haviam dez candidatos.

A hora e a vez da munganga
Já houve tempo, que para evitar ausências demoradas no noticiário, surgiu uma receita para políticos não serem esquecidos nos anos ímpares, quando não tem eleição: - Os factoides, que tinha César Maia como um mestre.(*) MUNGANGA é "nordestinês" puro; Significado de "MUNGANGA": palhaçada, brincadeira, etc.
Agora, o jogo está tão pesado que já é possível identificar um novo elemento, nesta área: - A munganga.
Aliás, no RN, isso é o que não tem faltado.

Igreja já examina uma nova reforma
Com a resignação (aposentadoria) de  d. Jaime Rocha, arcebispo de Natal, até 2022, a Arquidiocese pode ficar com até três resiguinatarios. Além de D Jaime,  d. Heitor de Araujo Sales, e d. Matias Patrício estão resignados à tempo. Foi então que uma lidrança laica lembrou uma consulta ao secretário Rogério Marinho, que tem know how na matéria. Não deu para sacar se era só uma blague.

Articulação tira segundo mais votado para o TRT
A zebra andou solta na eleição para Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, com a exclusão do advogado Eduardo Rocha, o segundo mais votado na lista sêxtupla, na formação da lista tríplice que será encaminhada ao Presidente da República.
A zebra começou com a posição do primeiro colocado nas duas listas, o mineiro Marcelo Barros, que teve oito dos nove votos, indicando que estava tudo encaminhado para recondução dos mais votados. No segundo voto, Eduardo terminou derrotado por um racha que  para afastar Rocha com a eleição da terceira colocada, Marisa Almeida, em segundo; e Agostinho Maranhão, que havia sido quarto, em terceiro, solução que teria sido arquitetada pelo Presidente, Bento Herculano.

Presença de judeus no RN completa hoje 91 anos
Hoje completa 91 anos da presença - oficial - de judeus no RN. Foi o registro do Centro Israelita de Natal que, logo em seguida passou a funcional como sinagoga. A presença de familias judaicas em Natal tornou-se notada entre os anos 1910 e 1920. O Centro Israelita foi fundado em 1925, mas o registro só aconteceu três anos depois.
O Centre Israelita funcionou normalmente até 1968 quando muitas das famílias migraram para Pernambuco, onde havia uma colônia mais robusta, ou para o centro sul, atraídos por maiores oportunidades . O Centro  reiniciou suas atividades  onze anos depois, com  a chegada de novas família.
Em 2005 foram identificadas 50 famílias judias em Natal e duas em Mossoró.

Vote em mim para me tornar a melhor
Pela primeira vez, em doze realizações do Prêmio Congresso em Foco, um parlamentar do RN pede votos para ser eleito entre os melhores parlamentares. É a deputada Natália Benevides, do PT. A eleição já está sendo feita pela Internet, até o dia 31 deste mês.
Pelas normas do concurso, os parlamentares terão liberdade para fazer campanhas via Internet, pedir, utilizar mailling ou enviar bolrtins eletrônico com o propósito de conseguir o apoio de internautas, vedando-se a utilização de robôs ou quaisquer meios ilegítimos de captação de votos.

Ela deixou a TV e ficou no selfie
A repórter Michele Rincon, depois de 20, anos trocou a televisão pelo marketing. Ela assumiu o comando do setor da líder de mercado, a UNIMED/Natal.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários