sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Empreendedores digitais no IMD

- Publicidade -

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a mais antiga associação de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Foi graças ao incentivo da organização que um grupo de 19 estudantes do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a oportunidade de criar sua própria miniempresa.
Estudantes do IMD criam empresa e viabilizam novo produto para smartphone, com apoio da Associação Junior Achievement
Com o apoio logístico do professor Pablo Javier Alsina, coordenador de duas habilitações de cursos técnicos do IMD, os estudantes criaram a LifeTech, uma empresa cujo público-alvo são os usuários de smartphone.

A LifeTech criou o Power Life, um carregador portátil para smartphone. Movido a bateria de 9 a 18 volts, o carregador foi idealizado pelo estudante do curso técnico de Tecnologia da Informação Julianderson Patrício dos Santos, que percebeu a necessidade de recarregar constantemente o celular durante a rotina de estudos e trabalho.

Fazer um produto que fosse ao mesmo tempo útil e sustentável foi um dos requisitos do projeto. O carregador utiliza pilhas, mas os estudantes ressaltam que pretendem continuar com os estudos para fazer uma bateria recarregável. “Nós utilizamos uma bateria que tem quase 0% de mercúrio e a pilha de 9 volts, que é menos degradante”, afirma Lucas Morais.

Phlidmann Delfino, um dos membros da LifeTech, ressalta que o Projeto de Miniempresa da Junior Achievement proporcionou uma ampla discussão de ideias. “Vimos que o carregador seria bem aceito no mercado”, relata.

Com a orientação de voluntários da Junior Achievement, as funções da LifeTech foram definidas por meio de consenso entre os participantes. “Fizemos a escolha do presidente e dos diretores de cada área por meio de votação. Dessa forma, conseguimos fazer uma boa distribuição das atividades”, lembra a estudante Claudiane Gomes.

Feira de Miniempresas
Uma das etapas do projeto foi a participação na Feira de Miniempresas da Junior Achievement/RN, realizada nos dias 28 e 29 de julho, no Praia Shopping, em Natal. A LifeTech levou vinte unidades do Power Life e vendeu todas. A Feira foi uma oportunidade de comprovar a aprovação do público.

O sucesso na Feira deixou a LifeTech entre as três finalistas que podem representar o Rio Grande do Norte no Concurso de Miniempresas da Junior Achievement, de âmbito nacional, que será realizado este ano em Brasília. O resultado final será divulgado em outubro.

Os integrantes da LifeTech ainda vão definir os próximos projetos. Enquanto isso, as oportunidades não param de surgir. Participar da incubadora de Empresas de Tecnologia da Informação do Metrópole Digital, o Inova Metrópole, é uma delas.

Além disso, profissionais de Tecnologia da Informação que conheceram a LifeTech durante a Feira de Miniempresas se ofereceram para prestar consultoria.

Experiência
Claudiane Gomes classifica a experiência da LifeTech como uma forma de crescimento profissional e pessoal. “Eu já me interessava por administração e quando vi o edital do projeto percebi que era uma oportunidade e no final se tornou algo muito gratificante”, relata.

Lucas Morais lembra que a Miniempresa foi uma forma de colocar os conhecimentos teóricos do curso em prática. Já Phlidmann Souto conta que a LifeTech lhe trouxe experiência na parte administrativa e principalmente na área de produção. “Como diretor de produção, eu aprendi bastante e pude ver de perto como funciona uma empresa”, destaca.

Os estudantes são alunos do Curso Tecnologia da Informação nas ênfases Eletrônica, Automação, Redes e Web. São eles: Adson Lucas Aleixo Duarte, Alan Jhone dos Santos, Amanda Brito da Silva, Bruna Ribeiro, Carneiro De Sousa, Carla Mylena Ribeiro Sousa Da Silva, Claudiane Gomes da Silva, Danielle Silva Belo, Gustavo Neris do Nascimento, Herikle Mesquita Freire de Lima, Ingrid Pereira Mulatinho, José Ailton de Freitas Silveira Filho, Julianderson Patrício Dos Santos, Larissa de Lima Silva, Lucas Morais de Lima, Mariana Holanda Chaves de Souza, Phlidmann Delfino Souto, Robson da Costa Carneiro, Wesley Brito da Silva e Yann Muniz Teixeira de Carvalho.

Quem
Junior Achievement, associação de educação prática em negócios, fundada em 1919, nos EUA

O que faz
Apoia grupos de jovens estudantes com espírito empreendedor e projetos criativos para empresas

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas