sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Empresários de turismo pedem ações do governo

- Publicidade -

CRISE - Fermi diz que falta planejamento estratégico para o setor

A queda no movimento do turismo internacional fez os empresários do turismo reunirem-se ontem para reagir à crise. A representação estadual da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN) convidou hoteleiros e o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, para definir metas “urgentes”, como divulgação, e de longo prazo para o setor, com o planejamento estratégico. Fernandes, porém, acredita que o que falta é maior participação do empresariado na responsabilidade sobre a atividade no estado. Na próxima segunda-feira, haverá novas rodadas de conversa entre as duas entidades.

A ABIH RN levantou dados junto à Infraero nos quais Natal registra a terceira maior queda entre os 15 aeroportos mais representativos do país. Os números comparam o ano passado com 2006 e dizem respeito a desembarques internacionais. De acordo com eles, enquanto os terminais de Recife e Salvador tiveram crescimento de 3% e 10,2%, respectivamente, em Natal a queda foi de 12%, perdendo apenas para Campo Grande (MS, -48%) e Maceió (-18%).

Outras informações da estatal colhidas pela ABIH RN dizem que, nos vôos charters, as estatísticas do primeiro trimestre de ano, em comparação ao mesmo período de 2007, mostram que o Aeroporto Augusto Severo registrou queda de 26% do fluxo de passageiros nos pousos internacionais e de 10% nos nacionais. Segundo a ABIH RN, são nos charters onde está “a base do turismo”, aqueles turistas que contratam hospedagem mais longa, transporte e passeios.

Para o presidente da entidade, Enrico Fermi, os números mostram que Pernambuco e Bahia vêm tendo sucesso no uso do planejamento estratégico para o turismo, que o RN ainda não tem. “Isso mostra que quem está tendo êxito é quem está com planejamento, essencial para qualquer tipo de negócio”, comentou. Esse plano foi definido na reunião como principal meta em  médio e longo prazo. “É preciso que se faça um planejamento estratégico no mínimo para 10 anos. Não é um plano de governo, é um plano do setor”.

Porém, Fermi diz que há uma urgência: é preciso recuperar, e rápido, a procura dos turistas pelo RN. “O doente está morrendo. O que se faz? Uma medida emergencial, a UTI. Para nós, isso é buscar os turistas no Centro/Sul/Sudeste do país através de divulgação”. Essas ações e o planejamento serão pauta de uma nova discussão na próxima segunda-feira, entre ABIH e Setur, que deverá ter resultados mais práticos.

Participação

Entre os convidados, estava o titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Fernando Fernandes, que contestou os números apresentados pela ABIH RN. Ele admite que houve queda no fluxo de turistas internacionais, mas com percentuais menores – a pesquisa da Setur de 2007 aponta para uma queda de 14,4% no movimento total de visitantes de outros país, especialmente devido à desvalorização do dólar e da concorrência acirrada com outros países com as mesmas características do Nordeste. Além disso, segundo ele, Recife cresceu porque seus resultados antes eram muito ruins e Salvador se baseia em uma cultura de planejamentos que já dura 20 anos. Esse, contudo, não é o maior problema visto pelo secretário. 

A primeira necessidade que ele vê é a de haver mais conversa entre o governo e os empresários – ligação para a qual ele garante que a Setur sempre esteve aberta. Ele acusa o empresariado – tanto ligado diretamente ao turismo como de outros setores beneficiados, como comércio e construção civil – de não se organizar para definir prioridades de divulgação e de se esquivar de investimentos em divulgação. “É muito fácil culpar o Governo do Estado. Por exemplo, há dois anos que não se faz divulgação de Natal, a porta de entrada do estado. Por que a prefeitura está fora? Não sei. A minha proposta é que os investimentos sejam 50% do governo, 30% da prefeitura e 20% para os empresários, afinal, todo mundo sai ganhando”, diz ele, referindo-se à geração de emprego, renda, impostos e lucros para as empresas que o turismo traz.

“Os atores que fazem a economia do turismo do RN têm que fazer parte. Inclusive empresários de todas as áreas”. O secretário diz que está fazendo uma convocação geral aos empresários que querem cuidar do futuro do turismo no RN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas