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Empresários reclamam de obra

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SITUAÇÃO - Clóvis diz que projeto de retornos deve ser revistoEmpresários do Centro Industrial Avançado de Macaíba (CIA) reivindicam mudanças na obra de duplicação da BR 304, num trecho de 10 km entre o município e Parnamirim. Entre grandes e médias, 40 empresas assinam o texto da campanha pela alteração do projeto.

Os empresários reconhecem que o investimento é importante para o escoamento de carga e também para a segurança de quem trafega na estrada, mas alegam que se a obra for feita conforme o planejado, as empresas situadas entre o trecho terão grandes prejuízos. O problema todo está nos dois retornos do projeto, distantes seis quilômetros um do outro.

“Em alguns casos, ao sair de qualquer empresa, seja em direção a Natal ou Macaíba, ou voltando de um deles, o veículo terá que se deslocar 11 km, o que implicará numa imensa perda de tempo e dinheiro, além de um transtorno sério”, diz o texto da campanha pela alteração do projeto de duplicação da BR-304.

Em audiência realizada no final da tarde de ontem na Câmara Municipal de Macaíba, dirigentes das empresas que formam o centro industrial da cidade expuseram seus argumentos contrários ao projeto e reivindicaram a implantação de dois outros retornos entre os que já estão previstos na obra. A idéia é encurtar a distância a ser percorrida pelos veículos de carga  e pelos funcionários para minimizar os prejuízos.

O diretor de logística da Multdia Indústria e Comércio, Clovis Diógenes Malveira, disse que atualmente a frota de veículos da empresa — de 45 caminhões — se desloca 500 metros para abastecer. Se não forem acrescidos mais dois retornos e o projeto for executado como está, os veículos terão que se deslocar 10,6 km até o posto de combustível mais próximo.

Clovis Diógenes já fez as contas e calcula um aumento de gastos na ordem de R$ 15.400 por mês. “Vai ser ruim para os funcionários também, além de que os contratados vão rodar mais e deverão cobrar mais por isso”, disse.

O engenheiro Fernando Lopes participou da audiência pública na Câmara Municipal de Macaíba representando o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela obra, e disse que iria levar as reivindicações e argumentos dos empresários ao diretor do Dnit no RN, José Narcélio Marques, que não participou da reunião porque estava em Brasília.

Final de dezembro é o novo prazo de conclusão da obra

A duplicação da BR-304 vem se arrastando há seis anos. Os serviços tiveram início em dezembro de 2000, com a previsão de serem concluídos em dois anos. Falta de recursos, os processos de desapropriações e o impasse com a Cosern para a retirada de postes foram alguns dos empecilhos determinantes para o atraso da obra, que parou diversas vezes.

Um terreno da Marinha e um poste da Chesf são os últimos obstáculos, mas segundo a assessoria de imprensa do Dnit eles já estão praticamente superados. Se não houver mais nenhum outro problema, a duplicação da rodovia estará concluída até o final de dezembro deste ano. Essa é a mais nova previsão de término do serviço, segundo informou a assessoria de imprensa do Dnit.

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