Economia
Empresas espanholas têm interesse em expandir áreas
Publicado: 00:00:00 - 24/10/2021 Atualizado: 09:57:28 - 23/10/2021
O secretário Guilherme Saldanha fala que empresas espanholas como a Bollo International Fruits, a CNR, e a Agrícola Potiguar, que já operam na região, demonstraram interesse na nova rodada de licitações que ampliará em mil hectares a infraestrutura do Baixo Assu, que possui, atualmente, três mil hectares, que começaram a ser preparados no governo Garibaldi Alves (1994-2002). As empresas operam, respectivamente nas cidades de Mossoró, Jandaíra e Assu.
elisa elsie
Guilherme Saldanha governo espera expandir área do Baixo Assu em até 20 mil hectares em cinco anos

Guilherme Saldanha governo espera expandir área do Baixo Assu em até 20 mil hectares em cinco anos

Leia Mais

 
“Recuperamos toda a infraestrutura de irrigação da segunda etapa. Foram revistos os canais, instalações elétricas e estações de bombeamento. E estamos entregando as escrituras das terras aos irrigantes, os empresários que não tinham os seus documentos definitivos”, diz Saldanha. Os editais foram lançados no dia 15 de e a abertura da primeira ata da licitação será dia 30 de novembro, em Mossoró.  

O empresário que começa a custear uma mata bruta, irriga a terra e deixa produzindo melão investiu, em média, R$ 35 mil por hectare. Como o projeto Baixo Assu possui três mil hectares, o valor teórico do investimento pode chegar em até R$ 105 milhões, caso seja bem sucedido.
Estima-se que cada hectare irrigado gere um emprego direto, impactando de maneira significativa as cidades da região pelo efeito multiplicador que a geração de renda proporciona. O secretário também aponta para a quantidade empregos indiretos. 

“Imagine 300 a 400 carretas saindo lá da área produtora e indo para Natal. Esse movimento, por si só, incentiva o comércio de alimentação, borracheiros e pequenos negócios em geral. É uma cadeia muito grande, considerando o investimento inicial do grande empresário”, declara.  O governo do Estado espera que a área plantada se expanda até 20 mil hectares em cinco anos. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte