sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Emprotur faz balanço das ações e anuncia projetos para 2010

- Publicidade -

O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Cláudio Porpino, reuniu a imprensa potiguar para um balanço das ações da secretaria em 2009. Além dos jornalistas, estiveram presentes o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes e representantes de entidades ligadas ao turismo. O almoço aconteceu no Restaurante Abade, nesta terça-feira (29).

Durante a reunião Cláudio Porpino destacou o trabalho realizado pela equipe técnica da Emprotur e a parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e a iniciativa privada. “A divulgação e promoção do nosso estado tem sido intensa e desempenhada de maneira séria e profissional. Realizamos todas as atividades previstas e aprovadas pelo Conetur para o Rio Grande do Norte este ano. O RN marcou presença e foi devidamente promovido em todo o país e internacionalmente”, destacou Porpino.
 
O presidente da Emprotur anunciou ainda os projetos para 2010. “Neste inicio do ano vamos apresentar para aprovação no Conetur um novo planejamento. Iniciamos o ano com a realização e apoio a eventos que possam agregar valor turístico ao nosso Estado como o réveillon, a Festa de Santos Reis, o Verão de Todos e o Carnaval de Caicó, que hoje é o terceiro maior carnaval do Nordeste, só ficando atrás de Salvador e de Olinda. Acreditamos que eventos como esses são importantes para fomentar o turismo local. Ao longo de 2009, investimos no apoio aos festivais gastronômicos e festas como a de Santana, por exemplo, a fim de incentivar o turismo regional e também de interiorizar o nosso destino”, explicou Porpino.

Segundo os empresários e representantes das entidades as expectativas são animadoras. Para George Gosson, hoteleiro, analisou que 2009 foi um ano de avanços institucionais que contribuíram para o amadurecimento do turismo potiguar. “As lideranças do segmento aumentaram a objetividade e, com isso, foi dado um importante passo para a atividade no RN e a Emprotur conseguiu atender ao seu papel sempre escutando a opinião da iniciativa privada”, destacou.

Já Enrico Fermi, presidente da ABIH, falou que o bom momento vivido pela atividade turística é fruto de um trabalho de promoção e divulgação realizado pela parceria da Emprotur com a iniciativa privada.  “O diálogo foi aberto com a classe empresarial e pudemos mudar o cenário da atividade e estamos trabalhando juntos. Hoje, passamos do estágio de só trabalhar as feiras e estamos trabalhando direto o nosso consumidor final”, observou Fermi.

Para Neiwaldo Guedes, atual presidente do Natal Convention Bureau, o destaque do ano para o turismo potiguar foi o estreitamento da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. “O turismo potiguar cresceu muito e ganhou pontos nessa parceria. Hoje, alta estação está com nossos voos cheios e hotéis lotados. Para a baixa estação procuramos alternativas como o trabalho com a captação de eventos para Natal”, lembrou.
 
George Costa, novo presidente do Natal Convention Bureau, adiantou que em 2010 será  intensificada a promoção e divulgação do turismo de eventos no RN. “O Natal Convention Bureau já firmou uma parceria com a Emprotur para a captação de eventos pelo Brasil. Na pauta para o próximo ano, já estão programadas a captação de cerca de 20 grandes eventos para o estado”, informou George.

Ações para 2010

Segundo informações da equipe técnica da Emprotur em 2010 as prioridades para o mercado nacional são: a realização de famtrips segmentados (como o turismo jovem, terceira idade, aventura e organizadores de eventos); dar mais foco à captação de eventos e projeto Oportunidade Azul, que consiste na promoção de ações como workshops, promoshoppings, vitrinagens e roadshows. Já para o mercado internacional, a empresa vai priorizar os mercados já consolidados (Itália, Holanda, Argentina, Escandinávia e Portugal) e investir em mercados em potencial, como Espanha, Alemanha, França e Chile.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas