sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Encarando a prova de frente

- Publicidade -

O corredor de rua mais experiente sabe que cada prova tem suas características. A Meia Maratona do Sol não é diferente. A corrida, que está na quarta edição, tem percursos de 21km, 10km e 5km, e acontece no dia 11 de novembro de 2017, com largada às 16h, na Arena das Dunas, em Natal. As três distâncias em disputa foram traçadas seguindo normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), cumprindo com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN). As distâncias levam em consideração a passagem por belezas naturais e arquitetônicas da cidade de Natal.

Corredores vão encontrar no trajeto trechos planos e outros pontos com subidas e descidas que podem decidir a prova

Corredores vão encontrar no trajeto trechos planos e outros pontos com subidas e descidas que podem decidir a prova

Com um percurso muito elogiado inclusive pelos desafios que oferece aos competidores, a corrida mantém a tradição com sua largada na Arena das Dunas, passando por grandes avenidas como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e por pontos que são verdadeiros cartões postais da cidade, como o Morro do Careca e a Via Costeira.

“Além de tudo que já foi dito sobre o percurso, vale à pena destacar que ele foi feito para atrapalhar o mínimo possível o cidadão que não está fazendo parte da prova. Temos apenas um pequeno trecho, próximo à UFRN, com 45 casas, que são comunicadas com antecedência, disponibilizamos seguranças próximos a essas residências para que, caso as pessoas precisem se ausentar, nós tenhamos alguém tomando conta dos veículos que estarão do lado de fora. Todos os outros trechos são transitáveis”, explica Nivaldo Pereira, organizador da corrida.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Água Mineral Santa Maria e Sempre Verde Hortifruti. A Academia WM Health e a Ponta do Sol Turismo são parceiros oficiais do evento.

As inscrições seguem abertas até 22 de outubro ou até encerrar o lote. Pensando na segurança e comodidade dos atletas, que vêm de todas as regiões do país, as inscrições são feitas exclusivamente de forma online no site www.meiamaratonadosol.com.br, no valor de R$ 110. A expectativa é de que seis mil competidores participem do evento.

Para encarar cada uma das distâncias, de forma confortável, seja na disputa por um lugar no pódio, seja apenas pelo estímulo a vencer seus próprios desafios, é bom ficar atento às dicas abaixo, para cada uma das distâncias específicas.

5K
Como nós temos uma cidade construída sobre dunas, sabemos que a prova não é tão fácil. Logo que você sai da Arena das Dunas, até para não interromper o tráfego na BR-101, nós pegamos a marginal, passamos pelo túnel sob a BR e entramos no Campus da UFRN. Aí começa o setor com ladeiras. Dentro do Campus mesmo acontece o retorno na rotatória após a Escola de Música. “Apesar de não ser fácil porque não é plano, as ruas são largas, o trecho é bem ventilado, o que permite que haja um espaçamento maior dos atletas e que eles não corram em tumulto. Então esperamos que flua bem apesar do número maior de atletas esse ano (cerca de seis mil)”, analisa Nivaldo. Para minimizar a questão da altimetria a prova optou sempre pela largada às 16h, quando a temperatura vai baixando e aumentou a hidratação.

10K
A prova dos 10K leva o corredor além da área do Campus da UFRN. O atleta terá que correr um trecho da avenida Engenheiro Roberto Freire, margeando o Parque das Dunas, o maior parque urbano sobre dunas do mundo. “Nesse ponto é onde consideramos o ponto mais plano da prova. Aí nós temos cerca de 3 km, contando a ida e a volta, com hidratação nos dois lados, além disso, apesar de pegar um pouco de vento contra, melhora a ventilação após um trecho de mais calor, que é aquele que liga o Campus à própria Roberto Freire. O vento contra é compensado, claro, na volta, quando o atleta vai receber um empurrãozinho do próprio vento”, explica Nivaldo. Durante esse percurso, além das “motolâncias”, o corredor, caso haja necessidade, terá equipes médicas de socorristas de plantão para atendê-lo.

21K
A distância “nobre” da Meia Maratona do Sol, como o próprio nome diz, é a que mais exige do atleta, mas também é a que garante a maior compensação visual e térmica para quem decide competir e vencer os 21K. Após ultrapassar as ladeiras do Campus, o calor da ligação Campus-Roberto Freire e encarar o vento contra, o atleta chega a um dos pontos altos do percurso: a Via Costeira. Cartão Postal conhecido no mundo todo, o local serve de brinde aos olhos dos competidores, principalmente para os “Maraturistas”, além de garantir uma certa recuperação devido à brisa constante do local. O desafio maior está no retorno, uma vez que geralmente encontra-se vento contra e a ladeira que liga à Via Costeira à Roberto Freire provoca um desgaste maior nos atletas que já terão percorrido aí mais da metade da prova.

Percurso da maratona
    
Percurso da Meia Maratona do Sol

Como nos anos anteriores, apenas os atletas inscritos terão acesso às áreas de largada e chegada na Arena das Dunas, por medida de segurança. “Nós dimensionamos toda a prova, na questão de hidratação, segurança, atendimento médico e outras facilidades, pensando no número oficial de inscritos. Se esse número é ultrapassado com a presença de corredores extras (pipoca), pode complicar muito esses serviços. Por isso pedimos que as pessoas façam suas inscrições”, avisa Nivaldo, relembrando que todos os inscritos estão com o seguro garantido.

Como nos anos anteriores, a Meia do Sol está dividida na categoria individual geral feminino e masculino e atletas com deficiência (ACD), subdivididas em cinco classes, no feminino e masculino: Cadeirante (CAD), deficiente visual (DV), amputado – membros inferiores (AMP), amputado – membros superiores (DMS) e deficiente intelectual (DI).

Os primeiros a iniciar a prova são os da categoria Atletas com Deficiência (ACD) dos 21km, às 16h. Na sequência, larga a categoria geral 21km, às 16h05. Logo, às 16h18 é a vez dos Atletas com Deficiência dos 5km e 10km, ao passo que a geral dos 5km e 10km começa a prova às 16h20. “A fragmentação de horários foi feita com o intuito de oferecer conforto e segurança aos atletas, de acordo com a orientação da Confederação Brasileira de Atletismo”, pontua Gabriel Negreiros da Fábrica de Esportes, também organizadora da competição.

As vias que receberão os percursos são: BR-101, acessando o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Avenida Passeio dos Girassóis, seguindo pela Avenida Doutor Sólon de Miranda Galvão até a Avenida Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade, em direção a um dos mais belos cartões postais da cidade, a Via Costeira, quando retorna ao estádio, no bairro de Lagoa Nova, voltando pelo mesmo itinerário. Nessas vias, o trânsito sofrerá alterações para liberação de trechos aos participantes. Para garantir o mínimo de transtornos para os natalenses que não vão participar da corrida, a Meia do Sol contará com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e das polícias rodoviárias Estadual e Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas