terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Encefalite deixa cidades em alerta

- Publicidade -

São José do Rio Preto (AE) – A descoberta de 12 casos da Encefalite Viral de Saint Louis (SLEV) em São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo, levou o Ministério da Saúde a decretar estado de alerta em 65 municípios de Minas, na divisa com São Paulo. A descoberta também levou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a estabelecer, a partir deste mês, a obrigatoriedade da notificação de casos suspeitos da doença em todos os 645 municípios paulistas, o que significa que há risco de epidemia. Isso já ocorre com doenças como meningite e sarampo.

O alerta, segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, vale para os municípios localizados nas macrorregiões de Uberaba, Uberlândia e Alfenas, onde há grande fluxo de pessoas entre os dois Estados. Segundo ele, a medida tem o objetivo de intensificar o serviço de vigilância epidemiológica e impedir a migração de casos da SLEV para essas áreas, muito próximas de São José do Rio Preto.

A medida determina que sejam considerados como suspeitos de SLEV todos os casos de pacientes em que os exames de dengue deram negativo. Também é suspeito qualquer paciente que apresentar sintomas de meningite viral, encefalite ou febre alta acompanhada de dor de cabeça e manchas no corpo. Transmitida pela picada do mosquito Culex (pernilongo comum), a encefalite de Saint Louis é considerada uma doença rara.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas