sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Encomex estimula micro e pequenas empresas a exportar

- Publicidade -

EVENTO - Fábio diz que será formado um comitê para assessorar as empresas

Natal recebe hoje, pela quarta vez em dez anos, uma edição do Encontros de Comércio Exterior (Encomex), que reúne especialistas no assunto para um dia de palestras e oficinas que visam estimular a exportação, principalmente entre micro e pequenas empresas. O evento, realizado no Centro de Convenções, marcará a participação do Rio Grande do Norte no programa Primeira  Exportação, que atualmente funciona apenas em Alagoas.

O convênio para a instalação do Primeira Exportação será assinado pela manhã, entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), governo estadual e entidades como Federação das Indústrias (Fiern) e Sebrae RN. De acordo com o o diretor de Comércio Exterior do MDIC, Fábio Martins Faria, será criado um comitê formado por essas instituições, que dará consultoria gratuita às empresas que têm potencial para vender suas mercadorias para outros países mas nunca exportaram. Faria não deu detalhes sobre como as empresas poderão participar, mas adiantou que será feita uma seleção.

Em seguida, a programação traz palestras e oficinas durante todo o dia. Entre os especialistas convidados está a gestora nacional do “Exporta Fácil”, dos Correios, Éricka Camargos. Ela faz parte do painel “Instrumentos de Apoio e Estímulo ao Comércio Exterior”, um dos três do evento.

Outro painel será “Mecanismos de financiamento ao Comércio Exterior”, que contará com representantes do BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. Haverá também oficinas setoriais, montadas sobre as vocações do RN para exportação: artesanato, confecções, fruticultura, apicultura, floricultura e carcinicultura.

Inscrições

Faria fez questão de ressaltar que as pessoas interessadas em participar do evento podem inscrever-se gratuitamente na hora em que chegarem ao Centro de Convenções.  Segundo ele, o evento já recebeu cerca de mil inscrições.

Nos 10 anos de existência do Encomex, que está em sua 116ª edição, Natal já recebeu o evento três vezes: a última foi em 2004. O encontro também passou por Mossoró, em 2005. Informações podem ser obtidas no http://www.encomex.desenvolvimento.gov.br .

Exportação é o caminho para quem quer crescer

Para o diretor de Comércio Exterior do MDIC, Fábio Martins, as empresas que querem crescer devem considerar a exportação como um dos principais caminhos a serem seguidos. “O maior desafio, que é criar e manter uma empresa no Brasil, eles (pequenos e microempresários) já venceram”, diz Martins, “para quem quer crescer o comércio exterior é um caminho natural”.

Ele defende que a presença no mercado exterior é uma forma de diversificar as fontes de receita. Martins diz que empresas muito regionalizadas ficam dependentes de apenas um mercado. “Encontrar novas fontes de consumo é uma maneira de diluir os riscos”.

Nem o dólar na casa dos R$ 2 seria um problema, segundo o diretor. Ele assegura que as perspectivas do MDIC são de que a moeda norte-americana permaneça estável, o que permite ao empresário planejar melhor suas estratégias. Martins acredita que a economia do país continuará estável, cenário que favorece o investimento das empresas no mercado externo.

Martins ressalta ainda a facilidade de acesso a informações para quem quer tornar-se um exportador. Só o MDIC mantém nove sites sobre o assunto, cujos endereços estão disponíveis em www.desenvolvimento.gov.br .

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas