Encontro de Escritores de Língua Portuguesa vai reunir grandes escritores em Natal

Publicação: 2010-04-08 11:52:00
A+ A-
O português é falado por 4% dos seis bilhões de habitantes da população mundial. É a quinta língua mais falada na terra e a terceira mais falada no mundo ocidental, com grandes possibilidades de alcançar um patamar de língua comercial equivalente ao do francês e do italiano. O recente acordo ortográfico acatado pela maioria dos países de língua portuguesa está promovendo a padronização e o fortalecimento da língua.

Diante desta realidade, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA e a Prefeitura Municipal do Natal irão promover o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes.
O Encontro será dias 28, 29 e 30 de abril no Teatro Alberto Maranhão e será centrado em três temas:

- Literatura Lusófonas: elo entre continentes e culturas – que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

- Cosmopolismo, expressões populares e globalização – terá como conferencista o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro;

- Os desafios das novas tecnologias na literatura – cujo conferencista será o escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Além da presença dos conferencistas, vários outros escritores participarão do encontro como convidados especiais, como os angolanos Ndalu Almeida (Ondjaki) e Luandino Vieira; os brasileiros Edivaldo Boaventura, Diógenes da Cunha Lima, Tarcísio Gurgel, Pablo Capistrano e Lísio Oliveira; e os portugueses José Manuel Mendes, Julieta Monjinho e Fernando Pinto do Amaral.

Todos os escritores cadastrados na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) estão recebendo, via e-mail, o convite e a ficha de inscrição do encontro. Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com os organizadores através do endereço eletrônico: eelp@natal.rn.gov.br.

* Fonte: Funcarte.